SEC acusa homem de criar esquema de pirâmide financeira com BitCoin

Órgão regulador do mercado norte-americano alega que homem do Texas prometia falsamente retornos de até 7% por semana, mas utilizava parte do dinheiro para cobrir as retiradas

Paula Barra

Publicidade

SÃO PAULO – A SEC (Securities and Exchange Commission), reguladora do mercado mobiliário dos Estados Unidos, acusou um homem do Texas nesta terça-feira (23) de administrar um esquema de pirâmide financeira (ou esquema Ponzi) ao oferecer investimentos com BitCoin, um tipo de dinheiro digital produzido por milhares de computadores espalhados pelo planeta, a um ritmo de aproximadamente 25 unidades a cada dez minutos. 

A SEC alegou que Trendon Shavers, fundador do BitCoin Savings and Trust, prometia falsamente retornos de até 7% por semana, mas utilizava a maior parte do dinheiro aplicado para cobrir as retiradas de outros investidores. 

De acordo com o órgão regulador norte-americano, Shavers levantou pelo menos 700 mil BitCoins em investimentos em seu site, o equivalente a US$ 4,5 milhões, baseado no preço médio da moeda virtual entre 2011 e 2012, período em que o investimento foi comercializado. Hoje, passaria de US$ 60 milhões.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Separadamente, a SEC também alertou os investidores dos perigos de potenciais esquemas fraudulentos envolvendo moedas virtuais. A BitCoin se tornou conhecida do grande público nos últimos meses como alternativa para quem quer driblar a instabilidade da economia mundial.