Cetip anuncia novo diretor-presidente; Fitch reafirma rating do Banco do Brasil

Além disso, S&P rebaixou rating da Tecnisa; 3 gestoras aumentam participação na Hering, Brookfield e Cremer

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – A semana começa bastante agitada no noticiário corporativo brasileiro, após o Ibovespa fechar a última sexta-feira em queda de 2,34%, a 45.533 pontos. Em destaque, a Cetip (CTIP3) comunicou ao mercado a escolha de Gilson Finkelsztain para o cargo de diretor presidente da companhia.

De acordo com a Cetip, Finkelsztain assumirá o cargo até 15 de agosto de 2013. Nesse ínterim, desligar-se-á das atividades que atualmente exerce e o Conselho de Administração se reunirá para formalizar a sua eleição como Diretor Presidente.

Em decorrência, o Sr. Gilson Finkelsztain renunciou na última sexta-feira ao cargo de conselheiro da Cetip, para o qual foi eleito em 17 de abril de 2012 com mandato até 17 de abril de 2014, conforme carta de renúncia por ele apresentada e arquivada na sede da companhia.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“A Cetip agradece a contribuição do Sr. Gilson Finkelsztain, durante o período em que exerceu o cargo de membro do Conselho de Administração, e felicita-o pela nova função que passará a exercer”, destacou a companhia.

Standard & Poor’s rebaixa rating da Tecnisa
A agência de classificação de risco Standard & Poor’s rebaixou o rating de brA- para brBBB+ da Tecnisa (TCSA3) atribuídos à escala nacional, refletindo risco de não desalavancagem. A perspectiva é negativa. 

De acordo com a S&P, a ação de rating reflete a significativa deterioração no desempenho operacional e financeiro da empresa em função de revisões de custos de obras em seus projetos com parceiros em 2012, o que resultou em reversão de receita e queda do Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações). 

Continua depois da publicidade

Além disso, aponta, a empresa sofreu atrasos nas aprovações municipais para novos projetos, o que diferiu algumas receitas para 2013. Contudo, apesar dos números mais fracos, os analistas da S&P avaliam que a companhia apresente uma melhora gradativa de seus números até o final do ano, com o foco em segmentos considerados mais rentáveis. 

Fitch reafirma rating do BB, Votorantim e Caixa
A Fitch Ratings afirmou os IDRs – ratings de probabilidade de inadimplência do emissor – de longo prazo em moeda estrangeira e local, os ratings de suporte e os ratings nacionais do Banco do Brasil (BBAS3), além do Banco Votorantim e da Caixa Econômica Federal.

Os ratings do Banco do Brasil e da Caixa são iguais e estão vinculados aos ratings soberanos do Brasil, refletindo o suporte que a Fitch espera que eles venham a receber do governo federal, em caso de necessidade. 

De acordo com a agência de classificação de risco, “esses bancos são beneficiados pela exposição relativamente maior à base de clientes formada por funcionários do setor público e ao crédito consignado. Os créditos em atraso há mais de noventa dias, de ambas as instituições, correspondem a aproximadamente 2% do total de crédito e se comparam bem em relação aos pares locais e internacionais”.

Weg anuncia novo formador de mercado
A Weg (WEGE3) comunicou ao mercado que contratou o Itauvest para exercer a função de formador de mercado de suas ações ordinárias. Simultaneamente, a Weg rescindiu o contrato que mantinha com o Credit Suisse para exercer esta função de formador de mercado.

O referido contrato com Itauvest vigorará pelo prazo de 01 ano a partir de 15 de julho de 2013, prorrogável automaticamente, e tem como objetivo fomentar a liquidez das referidas ações.

Gestoras anunciam aumento de participação em empresas
O fundo de investimentos do Credit Suisse aumentou a sua participação acionária na Rossi Residencial (RSID3), ao comprar 577 mil papéis da companhia, passando a deter 21,62 milhões de ações, ou 5,04% do total acionário em 3 de julho. Contudo, em 8 de julho, o fundo CS Próprio Multimercado alienou a participação, passando a deter 2,74% do total de papéis, ou 11,76 milhões.

Já a Cia Hering (HGTX3) informou que a MFS Investment Management passou a deter participação 5,115% das ações ordinárias da companhia. 

A Brookfield (BISA3), por sua vez, informou que a MCAP Investimentos passou a deter 5,19% do total das ações ordinárias da companhia, totalizando a quantidade de 29,883 milhões de papéis. 

O investidor declarou que o objetivo das participações societárias acima mencionadas é de obtenção de lucro financeiro, não objetivando alteração do controle acionário ou da estrutura administrativa da companhia.

Por fim, a Tarpon Investimentos aumentou a participação nas ações da Cremer (CREM3) para 63,98% do total de ações ordinárias, atingindo 21,052 milhões de papéis.

“Os fundos participaram da eleição de membros do conselho de administração da companhia e não pretendem alterar sua estrutura administrativa. Os fundos não são titulares de bônus de subscrição ou qualquer outro direito de subscrição ou opção de compra de ações de emissão da companhia e não há acordo regulando o exercício do direito de voto de que tais fundos e carteiras sejam parte”, informou a companhia

Josapar paga dividendos
A Josapar (JOPA4) anunciou a distribuição dos dividendos extraordinários da companhia no valor de R$ 35 milhões, com a utilização de reservas de lucros e com pagamento até o término do exercício social em curso.

Terão direito a perceber os dividendos os acionistas inscritos nos registros da companhia na data da realização da Assembleia. Os dividendos serão pagos no prazo sem qualquer correção monetária e juros entre a data de sua aprovação e a data efetiva de pagamento.

Seara fará primeiro embarque de carne suína para o Japão
Depois da BRF (BRFS3), a Seara Alimentos realiza no sábado o primeiro embarque de carne suína in natura do Brasil para o Japão, mercado que abriu as portas para o produto brasileiro em maio deste ano, após sete anos de negociações.

Um contêiner com 21 toneladas de diversos cortes de carne suína partirá do porto de Navegantes (SC), com previsão de chegada a Tóquio em 26 de agosto, disse nesta sexta-feira em nota a Seara Alimentos, recentemente vendida à JBS (JBSS3) pela Marfrig (MRFG3).

O Japão, maior importador mundial de carne suína, habilitou Santa Catarina em função de o Estado ser considerado livre de febre aftosa sem vacinação, um status sanitário diferenciado no Brasil.

Pai de Eike reconsidera renúncia e volta ao conselho da OSX
A OSX Brasil (OSXB3), estaleiro do Grupo EBX, informou na noite da última sexta-feira (12), em comunicado enviado à CVM (Comissão de Valores Mobiliários), que recebeu correspondência de Eliezer Batista, pai do acionista controlador Eike Batista, reconsiderando sua renúncia aos cargos de vice-presidente e membro do conselho de administração da companhia, ficando assim sem efeito a renúncia previamente comunicada ao mercado. 

As demais renúncias do conselho anunciadas na última quarta-feira ainda são válidas, sendo elas de: Rodolfo Tourinho Neto, Luiz do Amaral de Franca Pereira e Samir Zraick. 

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.