PMI industrial da China bate expectativas do mercado; Vale pode refletir dado amanhã

Prévia divulgada na semana passada indicava máxima em 18 meses, atingindo 52; em junho, atividade da indústria chinesa havia marcado 51

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Foi divulgado na noite desta quinta-feira (31) o PMI (Purchasing Managers Index) da indústria na China, um dos indicadores mais acompanhados pelo mercado para entender e projetar o crescimento do gigante asiático. O resultado de julho atingiu 51,7, ficando acima dos 51 registrados em junho e batendo as expectativas do mercado, de 51,4 pontos, sugerindo um melhor desempenho para o setor após a fraqueza no início deste ano. Vale destacar que a prévia do indicador apresentada na semana passada havia mostrado a máxima em 18 meses ao bater 52.

Por indicar o ritmo da atividade industrial chinesa, o resultado do PMI normalmente tem grande impacto nas empresas voltadas para o mercado de commodities, como siderúrgicas e de papel e celulose. Pela China ser o maior mercado de minério de ferro, a Vale (VALE3; VALE5) acaba refletindo fortemente o resultado deste indicador, deixando os investidores atentos para a abertura do pregão desta sexta-feira.

Vale lembrar que no caso da China, dois PMI são divulgados por mês, um sendo produzido pelo próprio governo e outro apresentado pelo HSBC/Markit. Para o mercado, os dois resultados têm sua importância, sendo que cada um utiliza pequenas diferenças de metodologia para chegar ao valor final do PMI.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Conheça o PMI
Uma série de características faz do PMI um indicador mais confiável e diferente de outros índices, principalmente pelo fato de ele ser produzido com base em fatos e não em dados de opinião ou de confiança. Por ser apresentado mensalmente, o PMI ajuda a traçar um cenário melhor sobre a situação da indústria em cada país, com vantagem sobre outros indicadores, que às vezes são publicados trimestralmente. Além disso, o índice não sofre revisões após ser publicado, trazendo mais confiança para os investidores que utilizam seus resultados. Em sua pontuação, valores abaixo de 50 significam contração, enquanto valores acima de 50 se referem à crescimento do setor.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.