Acompanhe os ADRs, antecipe o movimento das ações no pregão seguinte e lucre

Em dia sem referências na bolsa, investidores podem se guiar pelas referências externas para antecipar movimentos dos papéis nos pregões seguintes

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Engana-se quem pensa que, durante os feriados em que a BM&FBovespa não realiza operações de renda variável, os investidores se desligam do cenário do mercado de ações. Se no Brasil não há referências ou se elas não se tornam explícitas devido ao não funcionamento da bolsa brasileira, o fato de algumas empresas estarem inseridas no mercado internacional de ações, principalmente as blue chips, pode funcionar como um termômetro.

Dentre os mercados acionários que os investidores brasileiros devem se atentar, está o norte-americano, que possui bastante liquidez e que tem diversas empresas sediadas no Brasil listadas em suas bolsas. Estas companhias possuem ADR (American Depositary Receipts), que são os recibos que representam ações de empresas não sediadas nos Estados Unidos.

Atualmente, empresas como a Vale (VALE3;VALE5), Petrobras (PETR3;PETR4), Embraer (EMBR3), Eletrobras (ELET3;ELET6) e Pão de Açúcar (PCAR4), dentre outras, possuem ADRs listados nas bolsas de lá, que podem ditar os rumos dos mercados e servir como um bom referencial para o que vai acontecer no Brasil nos períodos posteriores. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Atenção aos fatores internos…
“É bastante importante acompanhar os mercados de ADRs quando a bolsa nacional está fechada, principalmente no caso das blue chips, que possuem maior representatividade no exterior”, avalia o analista da Amaril Franklin, Eduardo Machado. Ele ressalta que, em muitos casos, o investidor pode antecipar a compra e venda de ativos quando o mercado acionário nacional voltar a funcionar.

Além disso, Machado ressalta que, mesmo em feriados, o governo brasileiro pode fazer pronunciamentos importantes que podem afetar bastante o mercado, assim como grandes empresas. 

…ou externos
Entretanto, não são somente as decisões internas que podem mexer com os papéis das companhias brasileiras lá fora. Como normalmente, enquanto é feriado no Brasil, é um dia normal no exterior, os ativos das companhias brasileiras são influenciados por fatores importantes que acontecem no mercado internacional e que serão repercutidos na BM&FBovespa após o feriado.

Continua depois da publicidade

Vale ressaltar ainda que as grandes empresas nacionais, muitas delas pertencentes ao setor de commodities, devem receber uma atenção especial, já que elas são as que sofrem mais com o desenrolar dos acontecimentos externos, dada a maior ligação com o mercado internacional. 

Qual acompanhar?
Uma boa referência para acompanhar as empresas brasileiras no mercado de renda variável, mesmo quando eles estiverem fechados, é o Dow Jones Brazil Titans 20, índice de ADRs negociados na Nyse. Eles servem como referencial das maiores e mais líquidas ações brasileiras que possuem ADRs, negociados nos EUA. Vinte ações são selecionadas para o índice, dos mais diversos setores, com base em parâmetros como capitalização de mercado e volume médio de negociação. 

Um exemplo da importância do ADR
Vale lembrar que, em 2012, justamente em dois dias de feriados nacionais, o papel de uma blue chip brasileira apresentou oscilações no mercado internacional, seguida pela alta nos mercados nacionais após o feriado. No dia 7 de setembro, feriado de Independência do Brasil, os ADRs da Vale listados na NYSE (New York Stock Exchange) registraram forte alta, refletindo as aprovações anunciadas na China de mais de US$ 150 bilhões em 60 projetos de infraestrutura para estimular a economia.

As ações VALE3 e VALE5, que já vinham em alta na véspera do feriado, tiveram valorizações de 3,68% e 2,82% para as primeiras e de 2,96% e 2,68% para os últimos nos dias 10 e 11 de setembro, nas sessões posteriores ao feriado.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.