É hora da virada? Santander lista 6 motivos para estar otimista com Ibovespa

Para o banco, mercado já atingiu o máximo do pessimismo; sinal de reversão pode surgir na temporada de balanços do primeiro trimestre

Paula Barra

Publicidade

SÃO PAULO – O momento negativo pelo qual o Ibovespa levou a equipe do Santander a concluir que o mercado brasileiro já atingiu o “pessimismo máximo” e que podemos ver agora uma reversão na maneira como os investidores observam a Bovespa.

Em relatório, os analistas Marcelo Audi e João Noronha apontam que essa conclusão nasceu após a viagem feita pelo banco para conversar com investidores nos Estados Unidos e Europa. Segundo eles, é difícil encontrar um vendedor marginal de ações no País pois a maioria já está adotando uma postura de peso abaixo da média.

Segundo eles, esse é o “ponto de virada” do mercado brasileiro, com os indicadores econômicos – inclusive o crédito – apontando para uma recuperação.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Contudo, ainda há 3 fatores que colocam em risco esse rali: o valuation do mercado brasileiro ainda não está barato; uma possível desvalorização do dólar – e o impacto histórico que isso traz nas ações de mercados emergentes; e a persistência da inflação em alta. 

Diante dessa avaliação, Audi e Noronha apontam 6 razões para o otimismo com o Ibovespa:

1) Temporada de balanços do primeiro trimestre de 2013

Continua depois da publicidade

Eles acreditam que o quarto trimestre provou ser um ponto de reversão e que a temporada de balanços do primeiro trimestre desta ano deve ser um indicador de retomada no crescimento dos lucros. Nos últimos meses de 2012, o LPA (Lucro por Ação) das empresas cresceu em dois dígitos, ou 22,7%, pela primeira vez desde o segundo trimestre de 2011, quando a expansão foi de 27%.

2) Melhorias marginais na economia

Segundo eles, os dados econômicos continuam a indicar uma recuperação: o PMI (Índice Gerente de Preços) da indústria global atingiu 51,2 pontos em março, marcando um período de quatro meses acima de 50 pontos – patamar que indica expansão; crescimento do IBC-Br (considerado prévia do PIB brasileiro) em janeiro; PMIs de serviço e da indústria no Brasil continuam simultaneamente acima de 50 pontos desde o quarto trimestre do ano passado.

Continua depois da publicidade

3) Mercado atingiu “pessimismo máximo”

O outro argumento basea-se na impressão de que o pêndulo da percepção dos investidores atingiu o “pessimismo máximo”, ou seja, não esse é o momento da reversão.

4) Dificuldade em encontrar vendedor marginal de ações

Publicidade

Eles apontam ainda a aparentemente dificuldade em encontrar vendedor marginal das ações no País, pois a maioria já está adotando uma postura de peso abaixo da média.  

5) Ibovespa está no “ponto de virada” 

O quinto elemento, indicam, é que o Ibovespa está prestes a superar o desempenho do índice norte-americano S&P 500 e do MSCI-World. A avaliação é feita a partir da correlação entre os índices e, no momento, o benchmark brasileiro encontra-se no patamar que indica a mais forte recuperação do índice desde 2004. 

Continua depois da publicidade

6) México perdeu atratividade

Por fim, eles apontam que quase 100% dos investidores com os quais estiveram em contato recentemente estão descontentes com o valuation caro das ações do México, mas aparentemente ainda não se afastaram desse mercado, em parte devido à falta de alternativas com liquidez.