Ataque terrorista: 3 bombas explodem em Boston e deixam 2 mortos; veja fotos

Mercado aumenta cautela após duas explosões ocorrerem na linha de chegada da tradicional maratona da bolsa

Felipe Moreno

Publicidade

SÃO PAULO – Duas bombas explodiram na linha de chegada da maratona de Boston nesta segunda-feira (15) por volta das 15h50 (horário de Brasília). Com isso, as bolsas internacionais perderam força, com o humor dos investidores estrangeiros piorando com a possibilidade de um ataque mais sério. O Ibovespa acentuou perdas, fechando em queda de 3,66%, aos 52.949 pontos. 

Por volta das 19h00, o governo norte-americano confirmou a classificação das explosões como um “atentado terrorista” em território dos EUA. Barack Obama, presidente do país, prometeu uma resposta célere em relação ao caso, mobilizando todos os recursos até que os responsáveis pelas explosões sejam responsabilizados. A possibilidade de ser um atentado era discutida desde o início, já que as explosões ocorreram em áreas muito cheias, em um feriado na região e televisionado. 

As explosões ocorreram poucas horas depois do término da tradicional maratona, e de acordo com a polícia da cidade, 2 pessoas foram mortas e 28 ficaram feridos. Explosões como estas são enxergadas com mau humor pelo mercado, já que havia a possibilidade de ser um atentado terrorista desde o início – alerta Luis Gustavo Pereira, estrategista da Futura Investimentos. Confira o momento de uma das explosões. Pouco tempo depois, a polícia confirmou a explosão de uma terceira bomba, na Biblioteca que leva o nome do ex-presidente John Kennedy. 

Continua depois da publicidade

Outros dois explosivos foram encontrados e o nível de segurança foi elevado em diversas cidades do país, como Nova York e Washington. No exterior, os índices amenizaram as perdas, mas o pessimismo permanece por aqui – a bolsa já estava caindo forte antes das explosões.  O dólar, considerado um investimento mais seguro, ganhou forças com isso. 

As causas das explosões ainda não foram ditas, nenhum grupo assumiu o “atentado”, mas as forças de segurança acreditam que uma outra bomba esteja instalada em um hotel da região. A polícia norte-americana destacou que as bombas explodiram de latas de lixo – ou seja, as explosões já haviam sido planejadas. Essa segunda-feira era feriado no estado de Massachussetts, onde fica Boston, para comemorar o início da guerra de independência dos EUA. Haviam 131 brasileiros na maratona.

maratona Boston 3 - EUA

Alguns participantes ficaram em pânico com as explosões

Continua depois da publicidade

explosões Boston 2

Explosões atingiram a linha de chegada

maratona Boston 4 - EUA

A segunda bomba explodiu dentro da multidão que assistia a maratona

área isolada - Boston

Área foi isolada

Continua depois da publicidade

explosão na linha de chegada

Haviam 131 corredores brasileiros participando da maratona

tragédia em Boston, EUA - 15/04/13

Uma terceira bomba explodiu na biblioteca JFK