Jim Rogers chama Dilma de “aquela senhora” e diz que é impossível investir no País

Para ele, o País precisa parar de impedir capital novo de entrar, tornando-o mais acessível e sem controle de moeda, criticando os esforços de "guerra cambial" praticados pelo governo de Dilma

Felipe Moreno

Jim Rogers (crédito: Wikimedia Commons)

Publicidade

SÃO PAULO – Jim Rogers, um dos maiores investidores do mundo disse que está se tornando impossível investir no Brasil, por conta de quem ele chamou de “aquela senhora” – a presidente da República. Em entrevista ao Estado Broadcast, do grupo do Estado de S. Paulo, o economista destacou que “ela está tornando ilegal investir no Brasil”, salientando que não investe mais e nem deverá voltar a investir tão cedo no Brasil. 

Para ele, o País precisa parar de impedir capital novo de entrar, tornando-o mais acessível e sem controle de moeda, criticando os esforços de “guerra cambial” praticados pelo governo de Dilma. “Ela coloca obstáculos para Chineses e Coreanos, aqueles que são grandes ‘clientes’ do Brasil. Ela não está ajudando o Brasil, está prejudicando, deveria haver uma abertura maior do País, uma abertura maior para o capital”, afirma. 

Com isso, ele acredita, o Brasil se tornaria uma das grandes economias mundiais – algo que, em sua opinião, tem sido impedido apenas pelo governo. “Já houve tempos de se investir no Brasil, mas quando você tem alguém que é contra expertise, contra capital, que ataca seus parceiros, alguém com esse tipo de atitude, então não dá para investidor no Brasil, se isso mudar, voltarei a colocar meu dinheiro lá”, salienta Rogers.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Crise global deve continuar
Se o crescimento não vem no Brasil, é válido ressaltar que não há uma onda de crescimento ao redor do mundo – com a crise nos EUA e na Europa prejudicando os investidores. A situação do Chipre, em especial, o preocupa por conta dos mecanismos que podem ser usados para revolvê-la. “É ultrajante o que está acontecendo lá, pessoas falam que vão colocar dinheiro no banco, porque é garantido. E de repente o governo está roubando o dinheiro deles. Espero que todos estejam mesmo preocupados com o que estão fazendo, pois isso cria um precedente”, destaca.

O resgate no Chipre criam um problema, mas não resolvem o problema: os países da Europa continuam a ter déficit maiores este ano do que no ano passado, déficits que vão continuar crescendo até que os problemas sejam resolvidos. Ele crê que a exclusão do Chipre da zona do euro não é solução. “Isso só pioraria as coisas, e com certeza não ajudaria o Chipre, “, avisa. 

Além disso, a situação lembra o Japão na década de 1990, quando o governo não deixou as companhias falirem – transformando-os em “zumbis”. “Agora o Japão já tem duas décadas perdidas. Apoiar os falidos não funciona, nunca funcionou e por isso o mundo ainda não se recuperou. Se você deixar que as empresas declarem falência, deixar que as pessoas competentes se reorganizem para começar de novo, então vamos sair desse problema”, avisa.

Continua depois da publicidade

O problema, portanto na visão de Rogers, é uma economia mundial cada vez mais fraca, com um Estados Unidos cada vez mais decadente e uma China que, embora desponte, não poderá crescer no ritmo das últimas décadas sem pressionar a economia. Corrida para o porto seguro? O lendário investidor acha que não. “ão existe isso de porto seguro. Gostaria de conhecer algo que fosse seguro e, se você souber, por favor, me diga”, termina.