Habemus lucrum? Eleição de papa argentino impulsiona mercado por lá

O índice já vinha em alta durante o dia, mas aumentou o nível de ganhos logo após o anúncio de que o arcebispo de Buenos Aires se tornaria papa

Felipe Moreno

Publicidade

SÃO PAULO – O argentino Jorge Mario Bergoglio foi eleito papa com o término do conclave para escolher o novo papa da Igreja Católica nesta quarta-feira (13), tornando-se o primeiro latino-americano a ocupar o posto. A notícia ajudou o índice Merval, da bolsa argentina, a fechar em alta de 2,21%, aos 3.461 pontos. 

O índice já vinha em alta durante o dia, mas aumentou o nível de ganhos logo após o anúncio de que o arcebispo de Buenos Aires se tornaria papa – já que um movimento desses costuma gerar euforia e nacionalismo também no mercado acionário. O interesse foi tanto que o site da bolsa argentina foi derrubado por conta da quantidade de acessos ao site.

As ações da Petrobras Argentina, uma das principais do índice, teve ganhos de 0,99%. No dia da escolha do sucessor de Bento XVI, os bancos e empresas de energia e saneamento lideraram os ganhos – também ajudados pela alta de 2,2% dos papéis da petrolífera YPF, recentemente nacionalizada pelo governo de Cristina Kirchner. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Governo argentino, este, que já teve problemas com o novo papa, acusado de ser um colaborador da ditadura militar. Francisco I, de 77 anos, também tem visões conservadores sobre temas como casamento gay e aborto – que também fizeram com que ele tivesse problemas com os atuais ocupantes da Casa Rosada.

Agora chefe de Estado do Vaticano, Francisco I é o primeiro jesuíta a ser escolhido para o cargo. Também é o primeiro a escolher um nome nunca antes utilizado, desde o Papa Lando, morto no ano de 954. João Paulo I também escolheu um nome nunca antes utilizado, mas era composto por dois dos nomes mais comuns.

Os nomes papais são imbuídos de significado, e portanto a escolha do nome Francisco pode indicar um novo rumo para a Igreja. A eleição de Francisco, que havia sido vice-colocado no conclave de 2005, que elegeu Bento XVI, foi altamente acompanhada pela mídia. Bento XVI, que renúnciou ao cargo em fevereiro e se tornará papa emérito, deverá continuar vivendo no Vaticano, mas não mais interferirá nos assuntos da Igreja Católica.