Se Eike fosse uma ação, valeria a pena comprar? Analista diz que não

Fundamentos das empresas do Grupo EBX são melhores do que imagem do seu controlador, avalia Empiricus

Paula Barra

Publicidade

SÃO PAULO – Quem vale mais: Eike Batista ou suas empresas? Para a casa de research Empiricus, os fundamentos das companhias do Grupo EBX listadas na bolsa de valores são melhores do que a imagem do seu controlador. 

“Já foram piores, hoje são melhores. Com rigor adverbial, eu diria: são muito melhores”, enfatizou o analista Rodolfo Amstalden, em relatório. Segundo ele, as reservas da OGX Petróleo (OGXP3) são substancialmente mais provadas que o status corrente de Eike Batista, assim como a energia contratada da MPX Energia (MPXE3). 

“Gostamos de OGXP3 e MPXE3, recomendamos compra para ambas. Mas eu não compraria EIKE3”, disse. O controlador, avalia, alimenta atualmente uma percepção sistêmica de risco para a bolsa brasileira: a OGX não tem caído porque abriu poços secos ou pelo atraso em sua curva de produção, mas pela preocupação com seu controlador.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Diante disso, a eventual venda do controle da MPX pode ser uma boa opção. A empresa estaria melhor nas mãos de um controle focado, concretamente capitalizado e com know-how do setor elétrico, comentou.

Entretanto, o analista aponta: teria sentido vender a empresa aos preços atuais ou é um caso de urgência? Segundo ele, é por essa e outras sugestões emergenciais que a EBX ateia fogo ao tentar apagar, sendo “fácil” entender porque boa parte do mercado passou a duvidar dos investimentos de Eike Batista.