Ações asiáticas ficam estáveis, com humor afetado por dados de indústria

Duas pesquisas separadas de gerentes de compras mostraram que a produção industrial da China subiu em janeiro

Reuters

Publicidade

TÓQUIO – As bolsas de valores da Ásia assumiram postura defensiva nesta sexta-feira (1) depois que uma série de indicadores de produção industrial sinalizarem um cenário duro para as indústrias da região, apesar do mercado no Japão ter se mostrado notável excessão, com a mais longa série de altas em 54 anos em meio a um iene mais fraco.

Várias pesquisas divulgadas nesta sexta-feira sugeriram que os industriais da Ásia enfrentarão um clima de negócios desafiador nos próximos meses, com o vasto setor industrial chinês conseguindo apenas uma pequena retomada no início de 2013 afetado por fraca demanda externa.

Duas pesquisas separadas de gerentes de compras (PMI) mostraram que a produção industrial da segunda maior economia do mundo subiu em janeiro, mas o ritmo de retomada na atividade não foi irregular.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O índice PMI oficial da China mostrou leitura de 50,4, recuando ante nível de 50,6 registrado em dezembro e abaixo de expectativas de que exibiria maior patamar em nove meses, a 50,9. Uma pesquisa separada promovida pelo HSBC, entretanto, mostrou a maior leitura em dois anos, a 52,3.

“Parece que as novas encomendas para exportações recuaram mesmo quando os novos pedidos totais subiram, sugerindo que gastos com infraestrutura e outros investimentos para incentivar a demanda doméstica são necessários para manter a economia da China crescendo”, disse Naohiro Niimura, sócio da empresa de consultoria Market Risk Advisory. “O dado oficial para a China não foi bom nem ruim”, acrescentou.

Às 7h51 (horário de Brasília), o índice que reúne mercados acionários da região Ásia-Pacífico operava praticamente estável, com oscilação positiva de 0,01 por cento.

Continua depois da publicidade

O índice Nikkei do Japão fechou em alta de 0,47 por cento, a 11.191 pontos, registrando a 12a semana consecutiva de ganhos.

Xangai avançou 1,41 por cento, enquanto Hong Kong exibiu recuo ligeiro de 0,03 por cento. Em Seul, a bolsa caiu 0,21 por cento, enquanto Cingapura subiu 0,26 por cento e Taiwan mostrou leve alta de 0,08 por cento. A bolsa Sydney encerrou com valorização de 0,87 por cento.