Dados da indústria e temporada de balanços movimentam o Ibovespa na semana

Três bancos divulgam seus números trimestrais na semana, enquanto sexta-feira deve ser focada em PMI no Brasil e no exterior

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Em uma semana mais curta devido ao feriado nos EUA e no Brasil, o Ibovespa andou de lado, com um movimento mais forte na quinta-feira (24), o que fez com que o índice encerrasse a semana com queda de 1,27%, aos 61.169 pontos.

Na próxima segunda-feira terá início a temporada de resultados aqui no Brasil, porém analistas ainda veem os investidores mais atentos aos indicadores no exterior e na agenda doméstica. Mesmo assim, três bancos irão divulgar seus números do quarto trimestre de 2012: Bradesco (BBDC4), Santander (SANB11) e Banco ABC Brasil (ABCB4), e o mercado deve ficar de olho para os números do setor, que mesmo pressionado deve começar a mostrar recuperação após um 2012 fraco. 

Para os analistas André Ferreira e Nataniel Cezimbra, do BBInvestimentos, a tendência no momento para o Ibovespa é de valorização, sendo que na próxima semana podemos ver uma volatilidade maior, devido não só aos indicadores econômicos, mas também ao início da temporada de resultados no Brasil.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Se seguir o desempenho do índice de ADRs (American Depositary Receipts) de sexta-feira, quando a BM&FBovespa esteve fechada em um dia normal para as bolsas internacionais, a semana deve começar em leve alta. O Dow Jones Brazil Titans, que segue as ações de 20 empresas brasileiras em Nova York, fechou em leve alta de 0,3% por lá.

A partir da quarta-feira (30) o movimento gerado por indicadores no exterior deve crescer. Para a economista na Omar Camargo Investimentos, Natassia Romanó, o destaque doméstico será para o IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado), que deve mostrar redução após a Ata do Copom apontar para uma preocupação maior do governo em relação à inflação no País.

Mesmo com a votação do teto da dívida ter dado um alívio maior para o mercado nesta semana, os investidores aguardam resultados para outras questões na economia do país. Dois setores que devem se destacar na próxima semana serão o de emprego e o de imóveis.

Continua depois da publicidade

Em relação ao setor de trabalho, os analistas do BB destacam a fala de Ben Bernanke, presidente do Federal Reserve, que apontou para uma preocupação em manter a taxa de desemprego nos EUA abaixo de 6,5%.

A sexta-feira deve ser o dia de maior destaque em relação aos indicadores. Em praticamente todo o mundo serão apresentadas as atualizações das prévias das Sondagens Industriais PMI, com destaque para a zona do euro, China e o Brasil. Apesar de números preliminares já terem sido divulgados, alguma alteração nos resultados das indústrias podem afetar os investidores.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.