Deutsche Bank vê 6 sinais de que as ações terão forte desempenho neste ano

Banco alemão cita seis pontos principais, como a retomada da economia mundial, ações descontadas e investimentos em fundos de ações

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Após um 2012 bastante complicado no mercado acionário, em que a aversão ao risco dominou em meio à crise da zona do euro, o Deutsche Bank apontou alguns fatores que indicam para uma forte performance do mercado neste ano. Entre as sinalizações positivas para o mercado, o banco alemão destacou seis que podem animar os acionistas:

1. Recuperação da indústria na Europa. Dentre eles, está a recuperação dos indicadores econômicos da Europa, principalmente da indústria. Após um 2012 bem negativo, os indicadores PMI (Purchasing Manager’s Index) apontam para um aquecimento da atividade econômica desde o final do último ano, uma vez que os dados de dezembro mostraram uma melhora do setor pelo segundo mês seguido. As expectativas dos analistas do banco são de que o índice ultrapasse os 50 pontos – quando indica expansão da atividade – no primeiro trimestre. 

2. Expansão industrial na China. Paralelo a isso, está também a expansão da indústria chinesa, registrando números do PMI acima de 50 pontos desde outubro. Além disso, o subindicador que mostra os novos pedidos à indústria subiu para 52,9 pontos em dezembro, a pontuação máxima em 23 meses.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

3. Recuperação econômica dos EUA intacta. A equipe do Deutsche Bank coloca a recuperação econômica dos EUA como um dos temas chaves para os mercados. Embora os políticos tenham evitado o abismo fiscal, sendo que os democratas parecem ter protegido a classe média e baixa, as discussões sobre a elevação do teto da dívida pública devem ser resolvidas ainda nas próximas quatro a oito semanas.

4. Fundos de ações podem atrair capital nos próximos meses. Os fundos de ações de mercados desenvolvidos tiveram um desempenho magro no fim de 2012, mas parece haver uma mudança de tendência. O aporte de recursos em fundos de bonds está perdendo força, e se esse movimento continuar será bom para o investimento em ações.

5. Valuation continua descontado. Em quinto lugar, está o desconto dos valuations, ainda mais fora dos EUA, cujos mercados apresentam 25% de desconto. O múltiplo PE (preço sobre lucro das ações) norte-americano está em 14,2 vezes, enquanto no Brasil é de 12,2 vezes. Na Europa é de 12,0 vezes, na Ásia 10,4 vezes – sendo de 9,1 vezes para a China – e no EMEA (Oriente Médio, Leste Europeu e África) o múltiplo preço sobre lucro é de 8,5 vezes. 

Continua depois da publicidade

6. Empresas mais expostas à situação mundial serão as mais promissoras. Por fim, o Deutsche ressalta a exposição de seu estrategista-chefe para os EUA, David Bianco, que destaca que as empresas norte-americanas que terão melhor desempenho serão às mais expostas à economia mundial. 

Desta forma, com a recuperação da economia global e um crescimento esperado de 2,5% em 2013 para o PIB dos EUA, as companhias do país deverm apresentar um crescimento muito mais saudável do que o observado em 2012. 

“Uma crescente confiança na recuperação levará os clientes a continuarem a se moverem de modo pró-cíclico”, conclui o Deustche Bank.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.