Bolsa da Alemanha se encaminha para ter o melhor ano em quase uma década

O resultado vem após um recuo de 15% em 2011 e foi fortemente impulsionado por empresas exportadoras

Carolina Gasparini

Publicidade

SÃO PAULO – O principal índice acionário alemão, o DAX Index está caminhando para completar seu melhor ano desde 2003 nesta semana. O índice subiu 29% em 2012, uma das maiores altas nos índices de países desenvolvidos e a única na Europa, cujos índices apresentaram desvalorização neste ano, diz reportagem do portal Bloomberg.

O resultado vem após um recuo de 15% em 2011 e foi fortemente impulsionado por empresas exportadoras, cujos ganhos ajudaram o índice em cerca de 9,3%. Em comparação, o índice Euro Stoxx 50 subiu 15% neste ano, após queda de 17% no ano anterior. 

Segundo a Bloomberg os destaques são as montadoras Continental e BMW que valorizaram 82% e 40%, respectivamente neste ano, com aumento de lucro em vendas fora da Europa.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

2013
A reportagem aponta que, segundo gestores, 2013 será um ano favorável para o índice alemão. Estimativas indicam que o DAX poderá subir 13%, superando os outros índices europeus. Segundo a Bloomberg, parte desse rally virá de dividendos.

Segundo dados da União Europeia, a economia alemã deverá crescer 0,8% no próximo ano, enquanto as projeções apontam para uma alta de 0,1% para a zona do euro como um todo.