“Mercado vai implodir e teremos sorte se cair apenas 50%”, diz Marc Faber

Expectativa é os lucros das empresas continuem a cair, a economia global cresça apena um pouco e isso impacta fortemente nas ações mundiais

Felipe Moreno

Publicidade

SÃO PAULO – Marc Faber, celébre investidor suíço, voltou a dar visões pessimistas sobre a economia mundial. Desta vez, em entrevista ao portal CNBC, ele afirma que o mundo deverá ver a implosão do sistema financeiro, e se tivermos sorte, conseguiremos manter 50% dos valores dos ativos.

Faber já previu outras crises antes, como a estagnação da economia japonesa – algo impensável durante a década de 1980. No momento, o suíço acredita que os mercados norte-americanos vão cair cerca de 20% dos topos de setembro – levando o restante das bolsas mundiais com eles. “Não acho que o mercado está caindo por conta do ‘abismo fiscal’, por que ele não vai ocorrer, mas sim as expectativas de lucros e crescimentos futuros”, avalia. 

Para ele, a expectativa é os lucros das empresas continuem a cair, a economia global cresça apena um pouco e isso impacta fortemente nas ações mundiais. “Vivemos além do que podíamos de 1980 para 2007 e agora é a hora da retribuição”, diz. Para ele, a resolução dos problemas fiscais dos EUA envolve cinco anos de aumentos de impostos e um século de corte de gastos.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Vai haver dor ou vai haver dores substanciais. A questão é, aceitamos a menor dor agora através da austeridade ou arriscamos o colapso total da sociedade de 5 a 10 anos?”, destaca o megainvestidor. Na opinião dele, o mais provável é que o mundo deve acabar escolhendo arriscar o colapso. “Em uma democracia, não vamos escolher as dores, vamos chutas os problemas e eles vão crescer e crescer”, diz. 

Isso atinge, por exemplo, o mercado imobiliário norte-americano – que na visão de Faber, nunca esteve em uma situação de tanto excesso de oferta quanto hoje em dia. Com a necessidade de resolver a situação, o que deve ocorrer é a implosão dos mercados.