“Se você não aguenta quedas de 20%, não saia da cama”, afirma Marc Faber

Faber, porém, acredita que essa queda de 20% não é significativa, já que grandes investidores já vivenciaram recuos muito piores no mercado, e ficaram ricos

Felipe Moreno

Publicidade

SÃO PAULO – Uma queda de 20% deve se aproximar da bolsa norte-americana nos próximos meses, alertou Marc Faber, celébre investidor suíço famoso por prever a estagnação da economia japonesa no início da década de 1990, ao portal norte-americano CNBC. Para ele, se os investidores não conseguem suportar um recuo desses, é melhor nem se preocupar em sair de cama pela manhã. 

“Globalmente estamos enfrentando diversas economias desacelerando e estamos vendo os lucros das companhias recuarem”, avisa. Como Alan Greenspan, ex-presidente do Federal Reserve, Faber acredita que isso deve fazer com que o recente movimento baixista das bolsas se acentue.

Faber, porém, acredita que essa queda de 20% não é significativa – já que grandes investidores já vivenciaram recuos muito piores no mercado, e ficaram ricos justamente por saber se aproveitar dessas situações. O suíço já havia alertado anteriormente que as bolsas devem recuar conforme os países ocidentais enfrentem diversos problemas.  

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

E o que se tem feito não é o bastante. “Eu não acredito que estímulos fiscais e monetários funcionem”, avisa. Para ele, é mais provável que esse tipo de política tenha consequências indesejadas. “E não está provado empiricamente que jogar dinheiro no sistema resolve todos os problemas”, finaliza Faber.