Para analista, Eletrobras é mais uma ferramenta para o Governo interferir no setor

Segundo Thomas Chang, é possível ocorrer a intervenção na Celpa, do grupo rede Energia, o que seria negativo para a estatal

Nara Faria

Publicidade

SÃO PAULO – O alto endividamento de companhias pertencentes ao grupo Rede Energia tem ganhado destaque no noticiário, que acompanha a novela em relação à intervenção ou não da Eletrobras (ELET3ELET6) nos ativos de uma de uma de suas subsidiadas, a Celpa (CELP5).

Com isso, agentes do mercado têm mostrado preocupação de quais seriam os impactos para a estatal, caso se concretize a intervenção no grupo. Para Thomas Chang, da equipe de análise UM Investimentos, a expectativa é de que a empresa assuma a dívida da Celpa, o que trará impactos negativos para a estatal. 

“A Eletrobras acaba sendo mais uma ferramenta para o governo interferir no setor elétrico do que uma companhia que busca agregar valor ao acionista”, afirma Chang.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Impasse
No dia 28 de fevereiro, o presidente do Conselho de Administração do grupo Rede, Jorge Queiroz, afirmou que aceita qualquer proposta para salvar a Celpa, que tem uma dívida de cerca de R$ 2 bilhões e já pediu recuperação judicial. Ele disse que apresentou ao governo uma proposta para que a Eletrobras assuma o comando da distribuidora, mas não foi aceita.

“Eu aceito qualquer solução, um novo sócio, aumentar a participação da Eletrobras ou federalizar. Mas a Eletrobras não quer assumir a Celpa, isso é dito com todas as letras”, declarou Queiroz.

Diante da negativa, o presidente do conselho afirma que vai apresentar à Eletrobras, que atualmente tem participação de 34% na Celpa, uma proposta mais modesta para aumentar seu capital na empresa. Segundo Queiroz, se o plano de recuperação da empresa não for aprovado pelos credores e houver a liquidação da empresa, será uma “catástrofe”.