Recompra de ações é sinal da empresa ao mercado de que elas estão “baratas”

Com essas operações, empresas tentam passar a mensagem de que confiam em seu próprio case de investimento, dizem especialistas

Felipe Moreno

Publicidade

SÃO PAULO – Queda na bolsa, ações registrando forte desvalorização, medo, movimentos irracionais. E no meio disso tudo, muitas companhias brasileiras têm anunciado planos de recompra de suas próprias ações. Com que intuito?

Basicamente, a queda das ações já torna-se um bom motivo para as empresas realizarem essas recompras, tendo em vista que o declínio recente do Ibovespa em uma forte intensidade acaba distanciando o preço desses ativos daquilo que eles realmente deveriam valer. Em outras palavras, nesse momento a ação está subprecificada por conta de motivos mercadológicos, e não por conta de uma deterioração nos fundamentos da empresa.

O que querem as empresas?
Há de se lembrar que se há uma lógica que governa os mercados, essa é a do próprio interesse. As empresas não fazem esse tipo de programa por pura benevolência, já que elas podem ser instrumentos úteis tanto para a empresa, quanto para os seus acionistas.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Assim, basicamente, ganha-se de duas maneiras distintas: “quando você compra ações e cancela, você tem menos acionistas e portanto o lucro é dividido entre menos sócios, fazendo um provento maior por ação. Outra forma é que a empresa vai ter um ganho financeiro na venda.”, diz Eduardo Dias, analista de investimentos da Omar Camargo.

Contudo, qualquer movimentação pública – esse tipo de programa precisa ser comunicada ao mercado – é também uma forma de transmitir um pensamento, comunicar uma intenção. Comprando suas próprias ações, a empresa busca expressar que possui clara confiança em seu negócio.

“Essa decisão tem como objetivo mostrar que o grupo está acreditando no seu negócio, sinalizando que o ativo está barato”, explica Ivanor Torres, analista da Geral Investimentos. Torres também chama a atenção para o fato de que um programa desses, de uma forma ou de outra, eleva a liquidez das ações a serem recompradas.

Continua depois da publicidade

O bom, o ruim e o programa
Vale mencionar, porém, que mesmo empresas em momentos distintos na bolsa têm realizado essas operações. Basta pegar os dois casos de recompra de ações recentemente vistos nesta semana – MRV (MRVE3) e Telesp (TLPP4). Enquanto os papéis da construtora acumulam perdas de 24,27% em 2011, os ativos da companhia de telecomunicações já subiram 18,43% no acumulado do ano – até o fechamento da última quinta-feira (11).

Segundo os especialistas, embora um momento de desvalorização das ações seja um bom motivo para a recompra, o principal fator deve-se mesmo à expectativa dessas empresas aos seus resultados futuros. No caso acima, se ambas acreditam em um cenário positivo para elas mesmas no longo prazo, então o programa de recompra é válido para as duas, seja qual for o preço atual do papel.

“Isso vem de fatores diferentes, que cada empresa considera, como o valor patrimonial. Vai da administração de cada empresa”, explica Dias, Omar Camargo.

Crise e confiança
Contudo, se o preço da ação está relativamente “barato”, a operação torna-se ainda mais atrativa, ressalta Dias. Assim, o investidor há de lembrar que a crise financeira de 2008 fora um período onde esses programas também ganharam maior frequência. Em meio aos movimentações irracionais que o mercado tem apresentado, a tendência é de que essas recompras continuem ocorrendo no curto prazo.

Empresas que anunciaram recompra de ações nos últimos 30 dias:

Empresa Ações da Empresa Anúncio Total de ações compradas Prazo
Natura NATU3 21/07 2,3% 365 dias
Cyrela Realty CYRE3 04/08 Até 10%
Odontoprev ODPV3 05/08 0,87% 229 dias
Marcopolo POMO4 08/08 1,59% 120 dias
MRV Engenharia MRVE3 10/08 3,23%
Telesp TLPP4 11/08 10% de ações PN Até 20 de outubro
GOL GOLL4 12/08 10% 356 dias