Forte produção no mercado externo guiou resultado positivo da Marcopolo

Segundo analistas, perspectivas para a empresa são positivas devido à expansão da demanda tanto no Brasil quanto no exterior

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – O avanço das margens operacionais e o crescimento das vendas foram os destaques do resultado da Marcopolo (POMO4) no terceiro trimestre, que foi bastante positivo, segundo a Concórdia e o BB Investimentos. Em linha com esse trimestre positivo, os analistas das corretoras têm expectativas bem favoráveis para a Marcopolo nos próximos períodos.

O lucro líquido da companhia alcançou um valor de R$ 78,5 milhões, aumento de 20,8% na comparação com o terceiro trimestre de 2010. Segundo Leonardo Zanfelicio, analista da Concórdia, esse resultado foi reflexo do aumento das vendas, além da melhora da participação do ônibus rodoviários na composição da receita da companhia.

O analista Mário Bernardes Junior, do BB Investimentos, ressaltou o forte aumento da produção consolidada da companhia, com uma variação positiva de 24,3% na comparação com o mesmo período de 2010, para 8.982 unidades – com crescimento de 17,5% na produção doméstica e de 39,4% no exterior. A Argentina apresentou-se como a maior variação positiva por mais um trimestre, com um aumento de 95% em um ano, produzindo 395 unidades, enquanto a Índia cresceu 59,4% – segunda maior variação. 

Continua depois da publicidade

Como reflexo da desaceleração econômica do país, o México foi o destaque negativo, com queda de 41% na comparação ano a ano. Porém, segundo informado pela empresa, o mercado mexicano esboça sinais de recuperação, o que pode ser uma surpresa positivaem 2012, segundo o analista da Concórdia, Leonardo Zanfelicio.

Aumento das margens
As corretoras viram como positiva a margem Ebitda (relação percentual entre receita líquida e geração operacional de caixa) da empresa, que teve um aumento de 1,8 ponto percentual na comparação anual – alcançando um valor de 14,3%.

O analista da Concórdia avalia que o controle de custos e despesas operacionais levaram a uma melhora dessas margens, além da variação cambial. Segundo Bernardes, a valorização do real frente ao dólar levou à queda das margens nos últimos trimestres, que foi superada no atual período.

Perspectivas são positivas
A instalação de novas linhas no Brasil, a entrada dos motores EURO5 no mercado – que poluem menos- e as eleições municipais de 2012 devem guiar o cenário positivo da companhia para os próximos trimestres, afirma o analista da Concórdia, além da ampliação dos programas do governo federal. 

Zanfelicio ressalta ainda a parceria da Marcopolo com a Tata Motors no mercado indiano, em forte expansão, pode ser um vetor positivo para a empresa.

“Para os próximos meses, acreditamos que no mercado externo a produção seguirá tendência de crescimento, principalmente nos mercado indiano e argentino. Já com relação ao mercado interno, consideramos que o Plano Brasil Maior anunciado pelo governo federal para trazer ganhos para a companhia”, afirmou Bernardes.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.