Lojas Americanas fez depósito em juízo por conta de pedido de falência

A varejista - que destaca ter uma sólida situação financeira e ser absolutamente solvente - acredita que pedido foi absolutamente descabido

Felipe Moreno

Fachada de loja física das Americanas

Publicidade

SÃO PAULO – Após a empresa de fatoring Athenabanco entrar com um pedido de falência da Lojas Americanas (LAME4) no início deste mês, a empresa divulgou um comunicado ao mercado em que afirma que a situação já foi regularizada. O pedido de falência foi considerado “absolutamente descabido”. “Todos os títulos estão rigorosamente quitados junto ao fornecedor, muitos até antes do vencimento, atendendo à solicitação do próprio fornecedor”, comunicou a empresa nesta quinta-feira (18). 

A Lojas Americanas se diz prejudicada pelo pedido de falência e promete buscar reparação compatível com os efeitos “nefastos” que foram causados a sua imagem por conta do pedido da Athenabanco na Justiça. A varejista – que destaca ter uma sólida situação financeira e ser absolutamente solvente – optou por fazer um depósito em juízo de R$ 185,1 mil para não ter compremetida a negociação de suas ações na bolsa. 

“Falta legitimidade à Athenabanco para cobrar os títulos elencados no pedido”, afirmou a companhia. Ainda de acordo com a empresa, o próprio fornecedor teria pedido para que o pagamento que motivou a disputa com a Athenabanco não fosse realizado. “Os títulos objeto do pedido de falência serviriam apenas de garantia de operação financeira contratada diretamente entre o fornecedor e a factoring”, diz a varejista. 

Continua depois da publicidade

Leia mais: BM&FBovespa pede que Lojas americanas esclareça sobre pedido de falência