Após um mês do IPO da Locamérica, Localiza segue na preferência

Apesar do aumento da concorrência no setor, companhia deve continuar se beneficiando do cenário favorável no curto prazo

Paula Barra

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SÃO PAULO – Um mês após IPO (Initial Public Offering) da Locamérica (LCAM3), a Localiza (RENT3) segue na preferência do mercado, mostrando a confiança dos investidores com a companhia. As ações RENT3 registram no ano valorização de 26,64%, enquanto os papéis LCAM3 afundam 6,72% desde o início de suas operações na BM&FBovespa, acompanhando o caminho do Ibovespa, que acumula desvalorização de 0,29% em 2012.

Por enquanto, o aumento da concorrência não preocupa o analista Roger Oey, do Banco Espírito Santo. Para ele, a entrada de novos players no mercado não afeta a companhia no curto prazo, ou possíveis capitalizações em Private Equity – como no caso da Unidas no ano passado. Já no médio prazo, a situação pode mudar um pouco de figura, com essas empresas capitalizadas – seja por terceiros, como no caso da Locamérica, ou privada – podendo mudar o modelo de negócios, ficando tão eficientes quanto a Localiza.

“A concorrência pode trazer certa ameaça, caso as empresas decidam mudar o modelo de negócios, após o período de arrecadação recursos”, apontou. Para ele, o maior problema dos outros players seria a eficiência da administração, já que a indústria de aluguel de carros está muito favorável.

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“O mercado é muito concorrido, e a questão para ser competitivo não é só ter capital, é preciso ter uma estratégia coerente. Com isso, trabalhamos com uma política de preços racional, que pague os custos da empresa”, disse  Roberto Antônio Mendes, CFO (Chief Financial Officer) e diretor de relações com investidores da Localiza, reforçando uma gestão madura.

Além disso, a empresa apresenta um robusto plano de expansão, com investimentos anunciados em torno de R$ 2,7 bilhões no período que vai entre o final do 2011 e 2012, para entre outras coisas, melhorar o canal de distribuição de seminovos e abrir novas lojas, ressaltou o analista Oey.

No primeiro trimestre deste ano, a companhia apresentou lucro de R$ 72,2 milhões, o que representa crescimento de 14,3% na comparação com o mesmo período do ano anterior. Embora esse trimestre tenha sido positivo, auxiliado pela queda na taxa de juro básica – situada em 9% ao ano -, o executivo acredita que o segundo semestre será melhor, puxado pelo maior crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro. 

Redução do IPI traz dois cenários para Localiza
O corte no IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) anunciado pelo governo na véspera para veículos novos traz dois cenários para a companhia, diz o analista Leonardo Nitta, do BB Investimentos. Enquanto a Localiza terá que reconhecer a perda de valor da frota, já que afeta o custo de depreciação, a empresa também poderá comprar veículos a um valor menor, reforça.

“Parte dos 90 mil veículos que a companhia projeta comprar nesse ano será com um IPI mais baixo, o que reduzirá o capex [investimentos em bens de capital]”, conclui. Por fim, essa situação não é nova, já que em 2009, na tentativa de reanimar a economia da crise financeira de 2008, o Governo também havia cortado o IPI para veículos novos.

Eventos no Brasil devem acelerar expansão
Além de estar vivenciando um bom momento, o setor deve ser puxado mais adiante pelos eventos que o Brasil vai sediar – Copa do Mundo em 2014 e Olimpíadas em 2016. “O evento de 2014 vai impulsionar a demanda por carros alugados, e depois ainda têm as Olimpíadas que chama mais turista para o Brasil, embora ocorra apenas em uma cidade”, ressalta Oey.

Os eventos são muito importantes para a Localiza, puxando um momento favorável, aponta Mendes, que estima já para esse ano a renovação de 67 mil veículos. 

Concorrência internacional
O mercado internacional também quer abocanhar fatia desse arranque do setor no Brasil diante dos eventos esportivos. Com a possibilidade de rápido crescimento, empresas externas já mostraram interesse no País, como é o caso da norte-americana American Rent a Car, que planeja expandir suas unidades franquiadas em todas as cidades-sedes dos jogos da Copa do Mundo, disse Eroll Cajetan, gerente de expansão desse novo player no Brasil.

O objetivo principal da empresa é a captação de novos investidores, interessados em ingressar em uma rede de aluguel de carros que têm disponível as praças das cidades-sedes da Copa. Já para este ano, a America Rent a Car pretente abrir 30 lojas.

“Até a Copa do Mundo temos a intenção de fazer frente às principais empresas – como Localiza e Unidas– . Nosso plano de expansão é para toda a América do Sul, e já estamos estudando uma abertura de capital no País”, afirmou Cajetan.