IPO nos EUA pode ser opção para JBS após BNDES vetar reorganização

A gigante de alimentos anunciou pela manhã o cancelamento dos trabalhos de meses para uma reorganização que previa criar uma holding para agrupar seus negócios internacionais

Reuters

Publicidade

SÃO PAULO (Reuters) – A JBS, maior processadora de carnes do mundo, está avaliando várias alternativas após o BNDES vetar a reorganização global da companhia, que devem ser apresentadas ao conselho de administração, afirmaram executivos do grupo nesta quarta-feira.

De acordo com o presidente-executivo da JBS, Wesley Batista, uma eventual listagem de ações das operações norte-americanas da companhia está dentro de várias opções que o grupo brasileiro de alimentos poderá avaliar nos próximos meses.

A gigante de alimentos anunciou pela manhã o cancelamento dos trabalhos de meses para uma reorganização que previa criar uma holding para agrupar seus negócios internacionais.

Continua depois da publicidade

A empresa afirmou que a suspensão do processo foi tomada depois que o braço de participações do BNDES (BNDESPar) se manifestou contra e exerceu direito de veto sobre a proposta. O BNDESPar detém 20,36 por cento das ações da JBS.

Questionado na teleconferência por analistas sobre os motivos que levaram o banco de fomento a vetar a transação, Batista afirmou que o “BNDES entendeu que a proposta de reorganização do jeito que foi apresentada não representava o melhor caminho para a JBS”.

Em nota, o BNDES disse que a BNDESpar informou que vetou a operação porque não a considerou como a alternativa que melhor atende aos interesses da companhia e de seus acionistas.

“A reorganização proposta, ao prever a transferência da propriedade de ativos que representam aproximadamente 85 por cento da geração do caixa operacional da JBS para uma companhia estrangeira, implicaria na desnacionalização da empresa e alteraria substancialmente os direitos e deveres conferidos a todos os acionistas, com repercussões de diversas naturezas, e submetendo-os a legislação e jurisdição estrangeiras”, disse o braço de participações do banco de fomento.

Mais cedo, analistas do Itaú BBA já tinham levantado essa explicação. “Nossa melhor hipótese neste momento é de que o BNDES pode ter sido contra a JBS se tornar uma companhia irlandesa/norte-americana após todo o apoio financeiro subsidiado que a companhia recebeu ao longo dos anos.”

A BNDESpar disse ainda na nota que reitera seu total apoio à JBS e que permanece aberta para avaliar outras alternativas de reorganização societária que venham a ser apresentadas pela companhia.

As ações da JBS fecharam em queda de 11,45 por cento, a 10,44 reais, atenuando as perdas durante o pregão após, na mínima, caírem mais de 20 por cento, recuo equivalente a uma perda de valor de mercado da ordem de 7 bilhões de reais.

Desde o anúncio do plano de reorganização, em 11 de maio, os papéis da JBS haviam subido cerca de 35 por cento até a véspera.

Para os analistas do Itaú BBA, o principal gatilho para uma mudança de patamar para cima dos múltiplos da empresa se foi.

(Por Alberto Alerigi Jr. e Reese Ewing, com reportagem adicional de Paula Arend Laier e Flavia Bohone)