6 dicas de como fazer um bom negócio em um leilão de imóveis

Especialista em leilões elencou os principais pontos que você deve prestar atenção antes de comprar o imóvel

Giovanna Sutto

Publicidade

SÃO PAULO – Em meio à crise econômica que o Brasil enfrenta, os leilões de imóveis vêm ganhando força. Neles, há muitas opções com preços mais acessíveis que a média do mercado. No entanto, é preciso ter atenção às condições do leilão e fazer comparações antes de fechar o negócio.

Fernanda Alonso é gerente de marketing da gestora Lut Leilões e selecionou algumas dicas sobre como fazer um bom negócio se você optar por comprar um imóvel em leilão.

Confira:

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Leia os termos do leilão

Leia o edital, condições de venda e pagamento do leilão para ter todas as informações que precisa sobre o imóvel que tem interesse. Estes são os documentos que costumam conter todas as informações que o interessado precisa para ter mais tranquilidade no momento da compra;

2. Conheça o imóvel pessoalmente

Continua depois da publicidade

Faça a visita pessoalmente até o imóvel. Nos leilões extrajudiciais, ou seja, aqueles em que os produtos são oferecidos por empresas sem interferência do Estado, a visitação sempre é agendada pela gestora do leilão com 2 ou 3 dias antes do término dos lances.

Os leilões judiciais, quando o bem que será leiloado está penhorado em um processo – ou seja, todo o tramite será via processo judicial -, tem a visitação solicitada pela gestora responsável pelo leilão. Por isso é importante manifestar esse interesse na visitação com uma certa antecedência.

Caso não consiga fazer a visitação, veja se há descrição do estado em que se encontra o bem de forma detalhada e ligue na empresa responsável pelo leilão para tirar alguma eventual dúvida sobre a conservação do imóvel.

3. Saiba sobre a reputação da empresa que está leiloando

Conheça a reputação da empresa responsável pelo leilão que está com o imóvel do seu interesse. Veja em sites como o “reclame aqui” o que estão falando sobre a empresa, ligue, peça mais informações sobre o imóvel.

Procure uma gestora de leilão confiável que tenha tempo de mercado e que demonstre transparência em sua plataforma eletrônica. Ao navegar pelo site, veja se essa navegação é fácil e intuitiva, muitos sites são difíceis de encontrar o que se procura.

Verifique se o site tem mesmo muitas oportunidades, algumas empresas trabalham com poucos leilões e isso acaba inviabilizando a busca pela melhor oportunidade.

4. Compare o preço do leilão com o mercado

Pesquise o valor real do bem no mercado para ver se o valor em leilão está realmente atrativo. No caso dos imóveis, há vários sites de imobiliárias que disponibilizam os valores para comparação.

5. Confira a matrícula do imóvel

A matrícula do imóvel deve estar anexada ao leilão. Veja se está atualizada e com as informações batendo com a descrição da propriedade.

6. Faça o cadastro e habilitação no leilão com antecedência

Não deixe o cadastro e habilitação para o último dia do leilão, há gestoras que levam mais de 24 horas para liberação do cadastro e neste meio tempo você pode perder a oportunidade.

Invista seu dinheiro para comprar a casa dos seus sonhos: abra uma conta gratuita na XP!

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.