Em imoveis

O aluguel desta vila alemã custa apenas um dólar - há mais de 500 anos

A comunidade foi fundada em 1521 por Jakob Fugger, um banqueiro que investiu cerca de 10 mil florins para construir a comunidade para pessoas mais necessitadas

SÃO PAULO – A comunidade de Fuggerei, localizada na cidade de Augsburg, na Alemanha, tem um custo de vida que seria impensável para os dias de hoje: os moradores pagam um aluguel anual de apenas um dólar, cerca de R$ 3,20. Esse valor não sofreu alterações desde o ano 1520, quando a moeda ainda era o florim.

Fuggerei conta com cerca de 67 casa e 147 “apartamentos”, todos com fachada e estrutura de séculos atrás, além de um museu e um bunker original da Segunda Guerra Mundial. Ela também é uma das principais atrações turísticas de Augsburg, recebendo cerca de 200 mil visitantes por ano.

A comunidade foi fundada em 1521 por Jakob Fugger, um banqueiro que investiu cerca de 10 mil florins para construir a comunidade para pessoas mais necessitadas.

Na época, foram estabelecidas regras rígidas para morar em Fuggerei – que, surpreendentemente, prevalecem até hoje: ser católico, ter condições econômicas restritas, não possuir dívidas e rezar três vezes ao dia, essa última opcional. Além disso, os moradores devem fechar suas portas às 22h, com exceção do guarda noturno da cidade; se descumprirem a regra, a multa pode ser de até um euro.

Fuggerei
(High Contrast/WikiCommons)

Contato