Em imoveis

Preço do aluguel tem maior queda em 9 anos, diz FipeZap

Esse é o novo recorde negativo na série histórica

SÃO PAULO - Os preços de locação registraram queda nominal de 0,77% no primeiro semestre de 2016. Nesse período, o Índice FipeZap de Locação acumulou uma variação de -1,78% no semestre e de -5,23% nos últimos 12 meses.

Esse é o novo recorde negativo na série histórica, que teve início em 2008. Levando em conta a inflação medida pelo IPCA nos últimos 12 meses, o índice teve queda real de 12,93%.

Todas as cidades analisadas no índice mostraram resultados inferiores à inflação nesse período, sendo que Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Porto Alegre, Santos, Distrito Federal e Campinas tiveram quedas nominais no preço médio de locação.

Comparando-se o preço médio de locação com o preço médio de venda dos imóveis, é possível obter uma medida da rentabilidade para o investidor que opta por locar seu imóvel. Trata-se de uma medida importante para avaliar a atratividade do mercado imobiliário em relação a outras opções de investimento.

Em junho de 2016, o retorno médio anual do aluguel foi de 4,5%. Lembrando que o Índice FipeZap de Locação não incorpora no cálculo a correção dos aluguéis em contratos vigentes (já que os preços são comumente reajustados periodicamente pelo IGPM/FGV ou índices similares, de acordo com os contratos estabelecidos). 

São Paulo Imóveis

Contato