Em imoveis / fundos-imobiliarios

7 motivos para você trocar imóveis por Fundos Imobiliários agora

Especialista mostra as vantagens de investimentos em FIIs na comparação com imóveis tradicionais

Imóveis comerciais
(Shutterstock)

SÃO PAULO – Brasileiros, tradicionalmente, escolhem o mercado imobiliário para investir seu dinheiro. Normalmente, percebe-se uma corrida em direção à compra de empreendimentos para aluguel ou revenda.

Invista em Fundos Imobiliários com corretagem zero pela Rico clicando aqui

Especialistas no mercado de investimentos, porém, são praticamente unânimes na opinião de que o formato dos fundos imobiliários é mais eficiente, seguro e rentável para o investidor pessoa física. Para Raul Grego, especialista na área pela Eleven Financial Research, trata-se de um formato de investimento em crescimento que tende a se beneficiar quem não tem recursos para adquirir imóveis, mas quer investir neste mercado.  

Em conversa com o InfoMoney, Grego separou 7 motivos para o investidor deixar de investir em imóveis e alocar seu dinheiro em fundos imobiliários imediatamente:

  • 1. Investimento mínimo: com Fundos Imobiliários é possível comprar o imóvel em pequenas partes (chamadas de cotas) que são negociadas na B3. Com a restrição de comprar no mínimo uma cota, é possível começar a investir em imóveis com R$ 100 e desfrutar de rendimentos mensais. Enquanto em um imóvel, o mínimo, geralmente, é em torno de R$ 300 mil.
  • 2. Isenção de Imposto de Renda: todo mês, os Fundos Imobiliários distribuem 95% dos lucros entre seus cotistas. Esse valor equivale ao aluguel mensal recebido de um imóvel, com exceção de que o investidor pessoa física em FIIs é isento de Imposto de Renda. Em vez da cobrança do IR sobre o aluguel recebido, incide a cobrança de 20% de IR sobre o ganho de capital, independentemente do montante, apenas quando o investidor vende a sua cota com valorização.
  • 4. Valorização da cota: além dos rendimentos, o investidor pode ter ganho de capital, observando o valor da cota de seu fundo no homebroker.
  • 5. Liquidez: A negociação dos títulos de fundos imobiliários na B3 permite maior liquidez ao investidor, pois é possível a venda de partes de um imóvel. Há negociabilidade diária de muitos fundos diariamente. A venda de um imóvel pode demorar muitos meses dependendo da situação do mercado, além de toda a burocracia para efetivar a venda.
  • 6. Diversificação: o investidor pode escolher facilmente o tipo de empreendimento e até mesmo investir em mais de um fundo, seja um shopping, um prédio comercial de alto padrão, uma escola ou até um hospital. Com imóveis, dificilmente haverá capital disponível para isso.
  • 7. Baixa volatilidade: em momentos de incertezas, como um ano de eleições, o investimento em imóvel ganha atenção por proteger o capital. Os fundos imobiliários são excelentes alternativas para o pequeno investidor porque sofrem menos volatilidade que a bolsa em anos conturbados politicamente.
  • 8. Gestão Profissional: nos fundos imobiliários, as decisões importantes dos investimentos são tomadas por um gestor especialista que estuda o mercado imobiliário de perto e tem condições de aproveitar as oportunidades.

Quer investir melhor o seu dinheiro? Abra uma conta na XP.

Contato