Em imoveis / fundos-imobiliarios

Sonhos podem ser maiores inimigos do seu dinheiro; saiba evitar desastres

Programa Fundos Imobiliários, da InfoMoneyTV, conta com presença de professora da FGV e da Fecap

SÃO PAULO – Aversão à perda é um dos fatores que mais atrapalham o investidor no momento de lidar com o dinheiro. Em outras palavras, você, junto a suas predisposições e concepções de mundo, é o maior inimigo de si mesmo no que diz respeito às suas finanças.

Essa é uma discussão proposta dentro da área de pesquisa em Finanças Comportamentais, estudada pela professora da FGV e da Fecap Dra. Claudia Yoshinaga. “Às vezes essa coisa de não querer perder faz com que você perca ainda mais”, crava a especialista em programa da InfoMoneyTV desta sexta-feira.

Diferentemente da aversão ao risco, a aversão à perda pode fazer com que o investidor aposte muito alto em ciladas e, com isso, passe muito mais tempo do que deveria em investimentos ruins e saia muito rapidamente de investimentos bons.

Convidada pelo professor Arthur Vieira de Moraes ao programa Fundos Imobiliários, a especialista explica que desviar de decisões racionais por motivos passionais é algo a que estão sujeitas todas as pessoas do mundo. No caso dos imóveis, o “sonho” e a “paixão” sempre estiveram muito presentes no imaginário, por exemplo, o que pode acabar se transformando em um problema grande em determinadas situações.

“A ideia de concentrar toda a sua riqueza em um único ativo vai contra a fórmula ‘não coloque todos os ovos dentro da mesma cesta’”, comenta a professora. O ideal, de acordo com ela, é realmente entender seu perfil – e ensiná-lo a assessores de investimentos, quando for o caso – antes de tomar qualquer decisão.

Semanal, o programa vai ao ar às 15h40 às sextas-feiras. Confira a entrevista completa abaixo:

Bloco 1 - Fatos relevantes: Bloco 2:

Contato