"Bolha imobiliária vai estourar no Brasil no primeiro semestre de 2014", diz Sr. Dinheiro

O economista Luis Carlos Ewald afirmou que quem comprou imóveis, não consegue vender. "A situação está desesperadora"
Por Arthur Ordones  
a a a

SÃO PAULO – O economista Luis Carlos Ewald, conhecido como Sr. Dinheiro, afirmou em entrevista exclusiva ao InfoMoney que uma bolha imobiliária vai estourar no Brasil ainda no primeiro semestre de 2014. “Não se vende nada e tem muita oferta. Quem comprou, não consegue vender. Está desesperador”, afirmou.

Clique aqui para acompanhar outras matérias do Especial InfoMoney Retrospectiva 2013/Perspectivas 2014

De acordo com ele, ninguém tem o direito de se espantar quando isso acontecer no ano que vem, pois essa bolha já está prevista faz tempo. “Robert Shiller, (vencedor do Prêmio Nobel de Economia em 2013) já avisou. Quem não quer ouvir os mais experientes depois não vai poder reclamar”, disse. “Eu também já estou avisando faz tempo. Quando o mercado fica assim fantasioso, pode esperar uma crise, porque ela irá vir. Eu já vi isso acontecer três vezes no Brasil e todas as vezes foi a mesma coisa”, completou.

Quer saber mais sobre os termos usados no mercado financeiro? Acesse o glossário InfoMoney

Professor Robert Shiller
Robert Shiller, um dos principais estudiosos do mundo sobre preços de ativos e bolhas, afirmou recentemente que suspeita que haja uma bolha imobiliária se formando no Brasil. Ele, que previu bolhas da Nasdaq e do subprime, disse que não vê nada que justifique a magnitude da recente alta dos preços dos imóveis no Brasil.

Acompanhe a cotação de todos os fundos imobiliários negociados na BM&FBovespa

O professor da Yale University explicou que uma bolha é algo contagiante que nasce da percepção das pessoas de que é fácil ganhar dinheiro com algo. Esse entusiasmo, normalmente, é alimentado pela mídia, que ajuda a inflar essa bolha.

A partir disso, as pessoas começam a agir com emoções e não conseguem ficar de fora quando entendem que é fácil ganhar dinheiro de alguma forma. “Imagina se não houvesse psicologia nesse processo todo, se todo mundo tivesse expectativas racionais. O problema é que isso não existe, As pessoas acham que as coisas são estáveis e não vão se dar conta de que os preços podem cair... Até eles caírem”, afirmou o especialista para o InfoMoney em um evento da BM&FBovespa em Campos do Jordão.

Bolha será a alegria da bolsa em 2014
Ainda segundo o Sr. Dinheiro, quando o mercado imobiliário desaba, a bolsa de valores (e o mercado acionário como um todo) melhora muito. “Essa bolha que vai estourar no ano que vem vai criar uma ótima oportunidade para os investidores do mercado de renda variável, afinal, o desempenho de ambos são inversamente proporcionais”, finalizou.

Deixe seu comentário

Maria Silva (01/04/2014 16:25:52) Espero que esta bblha imobiliàra , seja realmente verdade, porque ninguem merece estes preços altissimo.
Maria Silva (01/04/2014 16:27:26) Espero que esta bolha imobiliàra , seja realmente verdade, porque ninguem merece estes preços altissimo.
Luciano Celso Oliveira (04/04/2014 13:29:41) a bolha já começou ,corra dos investimentos ,a crise esta ai só não enxerga que não quer
Paulo Cavalca (06/04/2014 22:15:56) acho que quando as pessoas tem que trabalhar a vida inteira para comprar uma apartamento de 45m2 a preços que passam de 1milhão de reais , algo esta errado............... vem bolha ai a máfia das imobiliárias vai cair vai pro chão, ..................
Kevellyn Costa (24/04/2014 17:10:10) vai ser bom porque dessa vez eu compro meu apartamento ufaaa
Rui Olegário (23/05/2014 17:05:41) Então, porque não estourou ainda? Estas matérias existem desde 2008, falando que uma bolha vai estourar, e que o melhor lugar para o seu dinheiro estar é na poupança. HORA POIS, Se eu fosse o governo, com certeza contrataria alguém para soltar esta, e informá-los que os melhores lugares para suas economias estarem é no meu bolso (poupança, cdc, cdi, entre outros), do que em um patrimônio praticamente não tributável (imposto). MAAASSS.... ressalto que, em horário nobre na Globo e em outros canais, o que se mais anuncia éeééé.... CARROS, compre carro zero, troque de carro este ano... taxas baixas e o caralho a 4. Na boa, conheço muito amigo meu que tem carro ZERO KM, e mora de aluguel. Dá pra acreditar???? É normal, esta é a direção da massa de manobra que o governo faz, vale lembrar que os tributos de veículos chega a quase metade do valor do carro. E ai? O que acham que o governo dirá para fazerem com suas economias? Só voz digo uma coisa, quem não comprou imóvel, e não tem imóvel próprio, vai pagar para morar de aluguel, e vai ficar pagando, e se não aguentar pagar, vai ter que procurar algo que se encaixe no bolso pois ano a ano a porrah do aluguel aumenta. Comecem a procurar imóvel menor, e mais barato, e se garantam, porque o Déficit Habitacional é impossível de ser atendido no Brasil.
Claudio Miotto (30/06/2014 13:34:59) Pois é! Hj, 30/jun é o último dia do 1º semestre de 2014 e o estouro da bolha não ocorreu. Há situações q não foram consideradas, como a copa e as eleições. O PT, q não quer largar o isso, vai vir com novidades para garantir a eleição. Entendo q haverá um ajuste e reposicionamento de mercado, mas não o estouro da bolha. Tb acho q o patamar de preços ainda está alto, mas entendo q um novo patamar foi criado. O q me preocupa mesmo é a inflação, desemprego e descontentamento social. Aí sim, vamos ficar atentos e agir pela razão e não pela emoção! Outubro está aí!
Emanuel Fatima Barreto (30/06/2014 17:18:28) A bolha ja esta ai,só nao enxerga quem nao quer!!! Como fala o Dr Dinheiro,muitas pessoas permaneçam no aluguel ate estourar a bolha pois os imoveis vão baixar e quem esta com carro zero e morando de aluguel nem juizo tem,apenas quer ostentar status!!! Ainda o melhor ate o momento é permanecer no aluguel,mas qdo vir a crise ai sim,vou comprar meu imovel e estou por dentro de tudo!!!
Isabel E Marcio Brito (04/07/2014 00:25:09) Papo chato!!
Polanski da Abyara (17/07/2014 15:14:51) O Brasil nao ganhou a Copa, a bolha nao estourou e papai noel nao existe ! Aproveite entao para comprar seu flat em Campos do jordao, por 6.900 o metro quadrado !!!! www.imoveispolanski.com.br
Polanski da Abyara (17/07/2014 15:16:45) nao adianta, esse povo acha que vai comprar apartamento por preco de banana. vai continuar pagando aluguel, ou finalmente ter que se enfiar num "Minha casa minha eterna dívida" pra n morar embaixo da ponte.
Adam Lacerda (30/07/2014 01:15:18) Sabe de nada, inocente!
Paulo Perruci (08/09/2014 08:10:47) Sabe de nada, inocente!