Prevendo piora no cenário, Fitch rebaixa rating de emissões da GOL

Perspectiva negativa incorpora preocupação com tendências negativas no fluxo de caixa livre e deterioração da liquidez em 2012

Graziele Oliveira

Publicidade

SÃO PAULO – A agência de classificação de risco Fitch rebaixou os ratings da GOL (GOLL4) e de suas subsidiárias, segundo comunicado desta terça-feira (3). O rating de emissão de longo prazo da GOL em moeda local e em estrangeira passou de “BB-” para “B+”, com perspectiva negativa, segundo a agência.

“Estes rebaixamentos de rating refletem a deterioração da geração de fluxo de caixa da Gol. Durante 2011, o seu Ebitda (geração operacional de caixa) diminuiu 54% em relação ao ano anterior, enquanto a margem Ebitda caiu para 9%, de 22%”, ressalta o comunicado.

Segundo a Fitch, o enfraquecimento das margens da Gol em 2011 reflete o cenário mais desafiador enfrentado pela empresa com rendimentos sob pressão devido ao aumento da concorrência e a capacidade adicional no mercado interno brasileiro. “Altos custos dos combustíveis, que representam aproximadamente 40% dos custos operacionais da empresa, também prejudicam seu desempenho, assim como a depreciação do real brasileiro frente ao dólar”, completa a agência.

Continua depois da publicidade

Por fim, a agência diz que a perspectiva negativa incorpora sua preocupação com um possível cenário de contínuas tendências negativas no fluxo de caixa livre, o que poderia resultar em uma deterioração da sua liquidez durante 2012. A agencia reconheceu, porém, os esforços da empresa. “A Fitch vê como positivo os esforços de gestão da Gol para controlar a capacidade e reduzir custos”, conclui.