SÃO PAULO – A segunda maior rede de franquias do Brasil é o Subway, que perde apenas para O Boticário. Fundada em Bridgeport, Connecticut, nos Estados Unidos, a rede de fast-food está presenta em mais de 102 países e já ocupou o posto da melhor do Brasil, em 2010, com mais de 1.800 unidades abertas na época.
Exclusivo para novos clientes
CDB 230% do CDI
Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney
Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Para se tornar um franqueado da rede, o primeiro passo é preencher o formulário de interesse no site da marca, que pede informações gerais sobre o franqueado e possíveis sócios. Caso as respostas sejam aprovadas pela rede, é enviado ao interessado um questionário mais detalhado, cujo objetivo é ser uma pré-avaliação do candidato. Posteriormente, tem início um processo de entrevistas com o futuro franqueado.
No geral, o prazo para se tornar oficialmente um franqueado do Subway leva em torno de dois anos. A abertura da franquia, por sua vez, leva uma média de três meses, período em que acontecem as reformas do ponto comercial, treinamento do franqueado, adequação da loja ao padrão internacional, entre outros processos.
O investimento para abrir uma franquia do Subway pode variar entre R$ 300 mil e R$ 580 mil, valor que, se comparado ao da franquia considerada a maior do país, é baixo – o investimento mínimo para abrir uma franquia d’O Boticário é de R$ 510 mil, sem um valor máximo. A rede não informa qual é o faturamento médio que seus franqueados têm.
Invista para mudar de vida e realizar seus sonhos: abra uma conta gratuita na XP!
Confira, a seguir, o raio-x de uma franquia do Subway, de acordo com as informações fornecidas pela rede no Portal do Franchising:
Fator | Investimento |
Investimento total | de R$ 300 mil a R$ 580 mil |
Taxa de franquia | de R$ 12.500 a R$ 25 mil |
Capital de giro | de R$ 20 mil a R$ 30 mil |
Retorno do investimento | de 24 a 36 meses |
Área da loja | de 50 m² a 150 m² |
Número de funcionários | 8 a 12 |
Taxa de propaganda | 4,5% do faturamento líquido |
Royalties | 8% do faturamento líquido |
Margem de lucro sugerida | aproximadamente 15% do faturamento médio |