Nova franquia que faz cartões private label chega ao mercado por R$ 100 mil

Franquia mira venda de cartões private label para pequenos e médios varejistas

Luiza Belloni Veronesi

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SÃO PAULO – A rede de franquias Carto acaba de chegar ao mercado. Com uma proposta inovadora, ela atua com processamento de cartões private label para pequenos e médios varejistas.

Os cartões private label podem ser usados como pós ou pré-pagos, como de fidelidade ou vale-presente e pretendem alcançar comerciantes que, até então, dão crédito ao cliente por conta própria, sem o devido controle ou garantia de recebimento. Com o produto, pequenos empresários podem trabalhar também com cartões pré-pagos ou mesmo estabelecer algum programa de fidelização de clientes.

O plano de expansão abrange abrir mais de 70 franquias até o final de 2014 em cidades a partir de 50 mil habitantes, segundo o gerente de expansão da Carto, Enio Cursino. “Mapeamos 250 regiões no Brasil com grande potencial para receber a Carto. O negócio é promissor e o franqueado atinge o ponto de equilíbrio da operação em cerca de seis meses.”

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A Carto pertence ao grupo Connect, empresa brasileira especializada em informação de crédito e cadastro (operando com o nome Check Check). O franqueado que investirá na Carto terá de identificar, no pequeno e médio varejo, quais são os negócios que têm perfil para obter o cartão private label, vender a solução, negociar e instalar o sistema. O franqueado também se dedica a oferecer suporte aos clientes. Todo o processamento é de responsabilidade da franqueadora.

“O custo de implantação é viável, não cobramos taxa de administração. O atendimento é feito por um franqueado do local e a estrutura de Tecnologia da Informação que temos a oferecer é bastante robusta e também dá ao comerciante a possibilidade de associar um banco de dados para análise e gestão de crédito”, explica Cursino.

Investimentos
Para abrir uma franquia da Carto, é preciso ter investimento inicial de R$ 100 mil, valor que já inclui taxa de franquia, treinamento e instalação, entre outros custos. O capital de giro é de R$ 50 mil, royalties de 60% sobre os processamentos efetuados, taxa de publicidade de 1% sobre o faturamento bruto médio mensal, que após o payback, fica em torno de R$ 33 mil, inicialmente.

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O prazo de retorno gira em torno de 16 meses e o prazo de contrato é de 60 meses.