Setor de franquia deve faturar R$ 117 bilhões em 2013

Para o próximo ano, a ABF também prevê crescimento. A entidade calcula que o faturamento do setor apresentará crescimento de 13%

Karla Santana Mamona

Publicidade

SÃO PAULO – O setor de franquia brasileiro deve apresentar crescimento de 14% este ano, na comparação com 2012. Segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising), o faturamento do setor deve alcançar R$ 117 bilhões.

De acordo com a entidade, apesar do ambiente econômico bastante instável, o setor manteve o ritmo de crescimento acima dos 10% devido às inaugurações previstas anteriormente e o poder de compra da população, que se manteve no período.

Para o próximo ano, a ABF também prevê crescimento. A entidade calcula que o faturamento do setor apresentará crescimento de 13%, com um incremento de 9% em inaugurações e 8% de novas marcas.

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O diretor-executivo da ABF, Ricardo Camargo, explica que o ritmo de abertura de lojas será menor porque nesse ano já houve postergação de inauguração de nove shoppings centers. Para 2014, a previsão é de 40 novos shopping no País.

Segundo ele, o que manteve o índice de novos pontos é o crescimento das lojas de rua e/ou strip centers (pequenos centros comercias). “A interiorização das marcas está aumentando a abertura de lojas de rua, pois em muitas cidades é na rua que o comércio acontece”, completa.

Novas marcas
A entidade afirma ainda que o número de marcas deverá crescer 8% em 2014. “Nos anos anteriores, vivenciamos o boom das microfranquias, agora, essas redes estão em fase de estruturação e não imaginamos que haja tanto espaço para novas marcas”, ressalta Camargo.

Continua depois da publicidade

A expectativa é que, em 2014, de 30 a 40 marcas estrangeiras desembarquem em território nacional. Hoje são 168 redes no total.