Franqueados do McDonald’s reclamam de taxas abusivas para aumentar lucro da marca

Segundo a Bloomberg, lojistas afirmam que a marca está aumentando os preços de aluguel, taxas de treinamento para melhorar resultados financeiros

Luiza Belloni Veronesi

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SÃO PAULO – Já não bastava ter dificuldades em aumentar as vendas de hambúgueres nos Estados Unidos, a rede McDonald’s enfrenta uma verdadeira rebelião dos franqueados que reclamam das taxas abusivas cobradas pela marca para operar os restaurantes.

Segundo informações da Bloomberg, os lojistas afirmam que a empresa está aumentando os preços de aluguel, taxas de treinamento e software em busca de melhora nos resultados financeiros. Os custos crescentes fazem com que as franquias, que operam quase 90% das lojas nos Estados Unidos, estejam menos propensas a abrir novos restaurantes e renová-los.

Procurada pela Bloomberg sobre o repasse dos custos aos franqueados, o porta-voz da empresa afirmou que está trabalhando em conjunto com os proprietários do McDonald’s e com fornecedores para garantir que restaurantes ofereçam “uma grande experiência aos clientes, o que envolve investimentos em treinamento e tecnologia.”

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A publicação ainda aponta que as atuais tensões entre o McDonald’s e os lojistas coincidem com os esforços da empresa para crescer após a confiança do consumidor ter caído em julho, depois de ter aumentado ao longo dos últimos três meses, e com a taxa de desemprego estagnada em 7,4 por cento ou mais.