Cartão de crédito: cancele o seu corretamente e evite aborrecimentos!

Cancele o plástico depois de pagar todas as dívidas, para não correr o risco de receber faturas com valores remanescentes

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Nos últimos tempos, você se descontrolou e estourou o limite do seu cartão de crédito. E para não cair mais em tentação, resolveu cancelá-lo.

Entretanto, depois de pagar todas as contas, eis que surge uma surpresa: você recebe uma nova fatura, referente a dívidas e taxas remanescentes.

Antes de reclamar do emissor do seu cartão, ou ameaçá-lo com processo, vale a pena verificar se você cancelou seu cartão corretamente. Afinal, para cancelar o seu cartão não basta quebrá-lo ao meio.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Qual é o saldo devedor?
Em primeiro lugar, é bom esclarecer que somente o titular do cartão pode efetuar o cancelamento de seu plástico e de eventuais adicionais. Vale notar que, quando o cartão titular é cancelado, os adicionais perdem a validade automaticamente, não podendo mais ser usados.

Um erro comum entre os consumidores é achar que porque pagou integralmente a última fatura já quitou o seu saldo devedor e, portanto, pode cancelar o cartão. Isso não é verdade! Em geral, o valor da fatura é calculado com alguns dias de antecedência do seu vencimento, de forma que se você incorreu em gastos após esta data, eles não aparecem na fatura.

Assim, o mais recomendável é que você entre em contato com a central de atendimento para confirmar que o saldo foi quitado. Em caso negativo, informe-se sobre o quanto ainda resta pagar. Verifique se não houve qualquer cobrança indevida e providencie o pagamento.

Continua depois da publicidade

E, quem está em renegociação?
Se você está renegociando a dívida do cartão você não pode cancelar o cartão enquanto a dívida estiver quitada.

Para tanto é importante manter a disciplina e não usar o cartão enquanto estiver quitando as parcelas. Senão você acaba tendo dificuldades e pode até atrasar algum pagamento, o que poderia levar a uma nova revisão da sua dívida.

Cancelando sem susto!
Com a dívida quitada, você já pode ligar para a central de atendimento ao cliente e pedir o cancelamento do serviço. Provavelmente você será transferido para a “área responsável”, que tentará lhe convencer do contrário. Siga firme em sua decisão e reforce que você quer cancelar o cartão.

Além disso, confirme com os atendentes que você não tem qualquer saldo devedor. Exija um número de protocolo e pergunte de que forma o cancelamento será confirmado, se por meio de uma carta ou de uma fatura zerada. Anote também o nome da pessoa com quem falou, a data e a hora em que esta conversa aconteceu.

Se após algumas semanas você ainda não tiver recebido confirmação do cancelamento, entre em contato novamente com a central de atendimento para se informar sobre o que aconteceu.