Em financas

Comerciantes do litoral de SP apostam no calor para baixar os estoques no Carnaval

Segundo a Federação de Lojistas, bares, restaurantes e padarias serão os mais beneficiados com o aumento do movimento

SÃO PAULO - As chuvas constantes em janeiro prejudicaram o comércio do litoral paulistano. O tempo fechado espantou os turistas das praias e os comerciantes ficaram com seus estoques altos. Agora, a aposta dos comerciantes é o Carnaval.

Devido ao feriado prolongado, a Baixada Santista receberá, em média, de 395 mil a 508 mil veículos. Entretanto, o movimento do comércio só deve crescer, se o clima permanecer quente como nos últimos dias. É o que afirma o presidente da FCDLESP (Federação de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo), Mauricio Stainoff.

“Bares, restaurantes, padarias e supermercados serão os estabelecimentos que mais terão faturamento significativo neste período. Quiosques, sorveterias e lojas de armarinhos também esperam aumentar os ganhos nestes dias”, diz.

Cidades
Na Praia Grande, a previsão é de chegada de 250 mil pessoas. De acordo com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojista de Praia Grande, Antonio Luiz de Sousa, a estrutura da cidade está preparada para atender a todos. “A rede hoteleira já está insuficiente, mas os alugueis de casas e apartamentos suprem a necessidade do público nestas datas”, afirma.

Já no Guraujá, a expectativa é de 1 milhão de veranistas durante o Carnaval. Ele explica que os bares e os restaurantes da orla terão aumento de público, principalmente à noite, quando o turista já aproveitou a praia. Além disso, o movimento do comércio deve aumentar, devido ao desfile das escolas de samba.

Em Santos, entre os estabelecimentos, hipermercados, restaurantes e lojas de shopping devem registrar maior número de visitantes. O presidente da Câmara de Dirigente Lojista de Santos, Paulo Latrova, acrescenta que o comércio de rua não representará muito, mas as lojas de R$ 1,99 que vendem produtos típicos, como espumas de Carnaval, confetes e serpentina de papel, podem se destacar.

Contato