Há poucos motivos para a diferença de preço entre as ações da Eletrobras diminuir

Investidores buscam ELET6 para captar elevados dividendos no final do ano e penalizam ELET3; Long & Short não é aconselhado

Paula Barra

Publicidade

SÃO PAULO – A diferença de prêmio entre as ações ordinárias (ELET3) e preferenciais classe B (ELET6) da Eletrobras aumentou desde a última semana. De 14 a 23 de novembro, os papéis recuaram 9,02% e 6,6%, respectivamente.

Quando o final de ano se aproxima, os investidores procuram captar dividendos mais elevados, e dão preferência às ações da ELET6, explica a Itaú Corretora. Mas a atual diferença de R$ 6,7 entre as ações já está bastante acima da diferença histórica de R$ 4,6. 

Para a equipe de analistas composta por Marcos Severine, Mariana Coelho e André Rezende, o spread (diferença entre o preço de compra e venda da ação) é exagerado. Ainda assim, operações de Long & Short (Comprado e Vendido), com as ações ELET3 no longo prazo e a ELET6 no curto prazo, não seriam interessantes. Para o trio, a diferença de preço entre os dois papéis já está bastante apertada e há poucas razões para a atual diferença diminuir no curto prazo.

Continua depois da publicidade

Recomendação em risco
O resultado do terceiro trimestre deste ano da Eletrobras (ELET3ELET6) foi impactado pelo aumento das provisões e por custos maiores do que o esperado na usina de Itaipu, além de outras despesas. Considerando que a empresa falhou em entregar melhorias nos lucros, a corretora ressalta que sua recomendação de outperform (desempenho acima da média) para as ações ELET3 atualmente está desafiada.