Como selecionar o melhor candidato para sua equipe de trabalho?

Para grande parte das micro e pequenas empresas, a maior ênfase do processo de seleção é dada nas entrevistas individuais
 
a a a

Entre os candidatos recrutados, a empresa deve selecionar aqueles que efetivamente podem ser contratados. Através do processo de seleção, que começa pelo recebimento de currículos, a empresa busca escolher o profissional mais adequado para aumentar a eficiência da equipe e, conseqüentemente, a sua própria produtividade.

Em algumas empresas, a seleção do candidato é feita com base apenas em uma entrevista. Em outras, o processo de seleção também inclui testes e técnicas de simulação em grupo. Os testes podem ser de conhecimento ou psicológico, sendo que o primeiro busca analisar o conhecimento efetivo do candidato e deve ser preparado de acordo com a realidade da empresa e a vaga que será preenchida. Já o teste psicológico busca identificar características de comportamento pessoal, social e cognitivo dos candidatos, podendo ser aplicados apenas por psicólogos.

Em geral, as chamadas dinâmicas de grupo são aplicadas apenas em grandes empresas, onde o número de candidatos é maior e o processo de seleção mais longo. Através das dinâmicas, profissionais qualificados buscam simular casos ou situações específicas na tentativa de entender melhor a capacidade de cada candidato de trabalhar em grupo, qualidade bastante valorizada no mercado de trabalho atual.

Como para grande parte das micro e pequenas empresas a maior ênfase do processo de seleção é dada nas entrevistas individuais, abaixo selecionamos algumas dicas e sugestões que devem ser levadas em conta pelo profissional responsável pelo processo de entrevistas.

Dicas para entrevistas
É durante as entrevistas que se busca identificar as características profissionais, sociais e intelectuais de um determinado candidato. Portanto, a primeira regra, quando o assunto se refere às entrevistas, é perguntar somente aquilo que é realmente relevante. É importante que o profissional encarregado do processo vá preparado para as entrevistas. Nada de olhar o currículo do candidato na hora!

Prepare uma lista de perguntas relevantes para a posição que quer preencher. Analise o currículo do candidato e aproveite a entrevista para esclarecer possíveis dúvidas. Fique atento a informações imprecisas ou vagas. Entrevistas não estruturadas tendem a favorecer os preconceitos do entrevistador, isto porque eles podem privilegiar candidatos que compartilhem os mesmos valores que ele, dando peso indevido a informações negativas e permitindo ainda que as avaliações sejam influenciadas pela ordem na qual os candidatos são entrevistados.

Nas entrevistas mais estruturadas, o entrevistador deve padronizar um conjunto de perguntas, com métodos uniformes de registrar as informações e escalas padronizadas na avaliação das qualificações dos candidatos, evitando, assim, que opiniões pessoais influenciem na decisão da contratação. Além disto, ao seguir um roteiro para a entrevista fica mais fácil comparar os vários candidatos, o que agiliza o processo de seleção.

Deixe seu comentário

+ Lidas