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Qual é o público-alvo do seu negócio?

Para que a estratégia do seu negócio seja bem-sucedida, é preciso antes estabelecer metas para a sua participação de mercado

Sem clientes, a sua empresa simplesmente não sobrevive. Para crescer, ela deve conquistar cada vez mais clientes, esforçando-se também para manter os que já possui, investindo na sua fidelização.

Para que essa estratégia seja bem-sucedida, é preciso antes estabelecer metas para a sua participação de mercado. Sem isso é praticamente impossível planejar o esforço de vendas da empresa e até mesmo lançar qualquer tipo de campanha efetiva de divulgação de produtos ou serviços.

Além de identificar seu cliente em potencial e estabelecer metas para a penetração da sua empresa no mercado, é preciso entender Como, Quando, Onde e Por que os clientes em potencial consomem os produtos e/ou serviços. Essas informações serão fundamentais para se determinar a melhor forma de comunicação com o cliente e atingir esse público, quando sua empresa fizer uma campanha de divulgação.

Se a sua empresa ainda não está estabelecida no mercado (ainda não conta com uma base sólida de clientes), essas respostas podem ser obtidas por meio da análise de seus concorrentes. Dessa forma é possível, por exemplo, classificá-los de acordo com a qualidade do produto ou serviço que oferecem. Tente entender o grau de satisfação dos clientes e aproveite para identificar como seus produtos ou serviços podem atender, de forma mais eficiente do que a concorrência, às necessidades do mercado.

É fundamental que sua empresa esteja sempre estudando o segmento em que atua, buscando não apenas entender as mudanças na dinâmica do mesmo, como também identificar novas necessidades dos clientes, que possam exigir mudanças nos produtos ou serviços oferecidos pela sua empresa.

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