Em educacao / guias

Planejamento, manutenção e responsabilidade: segredos para viajar bem de carro

Prestar atenção a esses três pontos ajuda a evitar acidentes e a estar preparado para imprevistos

SÃO PAULO - Viajar de carro, seja com a família ou com os amigos, pode ser uma ótima idéia. No entanto, imprevistos podem transformar o que era para ser uma experiência gostosa em um tormento. Planejamento, manutenção e responsabilidade são as palavras chaves para que isso não aconteça.

Confira algumas dicas do centro de treinamento Dirigindo Bem para desfrutar seguramente da sua viagem:

  • Planejamento: Antes de sair de casa, coloque tudo no papel, com antecedência. Planeje um dia para levar o automóvel ao mecânico e fazer a revisão. Separe os documentos pessoais e do carro que precisará levar consigo e confira se está tudo em dia.

    Quanto à viagem, calcule o tempo de duração do trajeto e o quanto pretende gastar na ida, na volta e na estadia. Tendo colocado tudo na ponta do lápis, inclusive uma quantia para imprevistos, é mais difícil ser pego de surpresa.

  • Manutenção : Não caia na estrada sem antes ter passado por uma oficina e revisado o carro. Agindo assim, você evita acidentes ou situações complicadas, como ter de trocar uma peça importante em meio a uma cidade pequena onde não conhece nenhuma mecânica de confiança.

    Ainda assim, é bom levar no veículo uma caixa de ferramentas com lâmpadas, fusíveis e óleo de freio e de motor, para o caso de uma emergência.

  • Responsabilidade : Por fim, é preciso ter responsabilidade, levando-se em conta que não apenas a sua vida e a dos demais passageiros do seu carro, mas a de todos os outros que estão transitando podem ser colocadas em risco de bobeira.

    Seja sincero e analise se está em condições de dirigir. Alcoolizado, nem pensar. Mas este não é o único estado perigoso: se você estiver nervoso, estressado ou com outro tipo de problema psicológico que afete suas decisões e a sua concentração na pista, seja cuidadoso e não desconte no trânsito.

Contato