CNH – passo a passo para obter a sua habilitação

Saiba quais documentos são necessários e quais as habilitações disponíveis

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Você acabou de atingir a maioridade, ou se já tem uma certa idade, chegou à conclusão de que é hora de aprender a dirigir. Tirar a primeira habilitação, também conhecida como CNH (Carteira Nacional de Habilitação), não exige muito trabalho, mas é preciso ter paciência, pois o processo envolvido é geralmente longo.

O melhor meio de se obter a CNH é por meio de uma autoescola, uma vez que ela se responsabiliza por toda a burocracia. Porém, existem algumas etapas do processo que a pessoa pode realizar sozinha se desejar, caso dos agendamentos de exames e pré-cadastro no Detran.

Assumindo que o futuro condutor está apto a dar andamento ao processo de obtenção de CNH (é maior de 18 anos, sabe ler e escrever e possui documento de identidade, CPF, mora ou tem domicílio num Estado da Federação), então será iniciado o processo de habilitação.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Passo a passo para obter a CNH
Em primeiro lugar é aplicado um teste de aptidão física e psicológica (psicotécnico), agendado pela autoescola. Passada esta fase, o condutor irá, obrigatoriamente, frequentar um curso de CFC (Curso de Formação de Condutores), administrado pelas autoescolas, cujo preço, em geral, está incluso nos pacotes vendidos (exames, testes, cursos e aulas práticas). O curso dura em média 45 horas-aula, dedicadas à legislação de trânsito, meio ambiente, primeiros socorros e direção defensiva.

Após o término do curso, o candidato aprovado fará o teste teórico no Detran e, passando por mais esta avaliação, estará pronto para a próxima etapa: prática de direção. Convém destacar que todos os testes aos quais o candidato é submetido possuem caráter eliminatório.

As aulas práticas de direção devem ser ministradas por um instrutor devidamente credenciado pela autoescola e servirá para você ganhar mais confiança, ainda que já saiba dirigir. Depois de fazer, no mínimo, 20 horas-aula e o instrutor disser que você está pronto, então a autoescola agendará o seu exame prático, e no caso de você ser aprovado, em seguida será emitido um documento de permissão para que você possa dirigir durante um ano. 

Continua depois da publicidade

A permissão para dirigir corresponde a um passo antes de você, enfim, conseguir a sua carteira de habilitação definitiva. Em outras palavras, durante um ano você não poderá cometer certas infrações, pois ainda é considerado um “aprendiz”. Comportando-se bem neste meio tempo, então poderá, sem qualquer problema renovar a sua carta e trocá-la um ano depois pela definitiva.

Documentos
Ao decidir procurar uma autoescola não deixe de apresentar os seguintes documentos obrigatórios: original e cópia do CPF; original e cópia do documento de identidade; e original e cópia do comprovante de residência.