Em educacao / guias

CNH - passo a passo para obter a sua habilitação

Saiba quais documentos são necessários e quais as habilitações disponíveis

direção carro volante

SÃO PAULO - Você acabou de atingir a maioridade, ou se já tem uma certa idade, chegou à conclusão de que é hora de aprender a dirigir. Tirar a primeira habilitação, também conhecida como CNH (Carteira Nacional de Habilitação), não exige muito trabalho, mas é preciso ter paciência, pois o processo envolvido é geralmente longo.

O melhor meio de se obter a CNH é por meio de uma autoescola, uma vez que ela se responsabiliza por toda a burocracia. Porém, existem algumas etapas do processo que a pessoa pode realizar sozinha se desejar, caso dos agendamentos de exames e pré-cadastro no Detran.

Assumindo que o futuro condutor está apto a dar andamento ao processo de obtenção de CNH (é maior de 18 anos, sabe ler e escrever e possui documento de identidade, CPF, mora ou tem domicílio num Estado da Federação), então será iniciado o processo de habilitação.

Passo a passo para obter a CNH
Em primeiro lugar é aplicado um teste de aptidão física e psicológica (psicotécnico), agendado pela autoescola. Passada esta fase, o condutor irá, obrigatoriamente, frequentar um curso de 
CFC (Curso de Formação de Condutores), administrado pelas autoescolas, cujo preço, em geral, está incluso nos pacotes vendidos (exames, testes, cursos e aulas práticas). O curso dura em média 45 horas-aula, dedicadas à legislação de trânsito, meio ambiente, primeiros socorros e direção defensiva.

Após o término do curso, o candidato aprovado fará o teste teórico no Detran e, passando por mais esta avaliação, estará pronto para a próxima etapa: prática de direção. Convém destacar que todos os testes aos quais o candidato é submetido possuem caráter eliminatório.

As aulas práticas de direção devem ser ministradas por um instrutor devidamente credenciado pela autoescola e servirá para você ganhar mais confiança, ainda que já saiba dirigir. Depois de fazer, no mínimo, 20 horas-aula e o instrutor disser que você está pronto, então a autoescola agendará o seu exame prático, e no caso de você ser aprovado, em seguida será emitido um documento de permissão para que você possa dirigir durante um ano. 

A permissão para dirigir corresponde a um passo antes de você, enfim, conseguir a sua carteira de habilitação definitiva. Em outras palavras, durante um ano você não poderá cometer certas infrações, pois ainda é considerado um "aprendiz". Comportando-se bem neste meio tempo, então poderá, sem qualquer problema renovar a sua carta e trocá-la um ano depois pela definitiva.

Documentos
Ao decidir procurar uma autoescola não deixe de apresentar os seguintes documentos obrigatórios: original e cópia do CPF; original e cópia do documento de identidade; e original e cópia do comprovante de residência.

Contato