Em educacao / guias

Seleção: que características buscar no candidato à vaga?

Lembre-se: uma empresa bem-sucedida nada mais é do que o resultado de um trabalho de equipe, cujos integrantes se relacionam de forma eficiente

carreiras - estágio - entrevista de emprego - gestão
(Getty Images)

Se você acabou de montar a sua empresa, logo vai perceber que mais difícil do que lidar com os fornecedores e clientes, é montar uma equipe de profissionais motivados e dedicados. Não há dúvidas de que são as pessoas - funcionários, gerentes, empresários - os responsáveis pelo sucesso da sua empresa. Uma empresa bem-sucedida nada mais é do que o resultado de um trabalho de equipe, cujos integrantes se relacionam de forma eficiente e harmoniosa.

Dicas importantes
Para ajudá-lo na formação dessa equipe de profissionais, preparamos uma lista de características que julgamos serem essenciais para um bom profissional:

  • Espírito de equipe: mais importante do que um profissional extremamente capacitado, o que a sua empresa precisa é de um funcionário que pense na equipe e que saiba se relacionar com os colegas.

  • Iniciativa e pró-atividade: você precisa de pessoas para quem possa delegar responsabilidades, indivíduos que saibam pensar por si mesmos e que tomem iniciativas, que sejam capazes de propor soluções e não apenas identificar problemas.

  • Facilidade de adaptação e flexibilidade: esta característica é particularmente importante para pequenas empresas, onde os funcionários devem estar preparados para exercer mais que uma função ao mesmo tempo e mudar de responsabilidades, dependendo das necessidades do negócio. Desta forma, a palavra chave é flexibilidade.

  • Boa comunicação verbal e fluência no raciocínio: o empresário de hoje precisa ser capaz de tomar decisões importantes relativamente rápido. Quanto mais rápido e claro o seu funcionário for capaz de se comunicar, mais rápido será capaz de tomar as decisões necessárias para a sua empresa. Nada de reuniões de horas que não levam a nada, uma reunião eficiente não deve durar mais do que meia hora, isso só é possível se todos os membros da sua equipe forem capazes de se expressar de forma clara e concisa.

  • Capacidade de desenvolvimento: uma coisa é certa: um funcionário eficiente é aquele que está sempre se desenvolvendo, aprendendo novas técnicas, se envolvendo em novas áreas de atuação. Para isso é preciso motivação, interesse e, é claro, inteligência.

Mas não se esqueça que a sua empresa precisa de estabilidade. Muitas vezes o melhor candidato não é o melhor funcionário, pois às vezes bons profissionais precisam ser constantemente motivados para atuar de forma eficiente.

É claro que a motivação da equipe está totalmente relacionada com o sucesso da sua empresa, mas os funcionários também devem estar preparados para situações adversas. Por último, lembre-se que o melhor candidato é aquele que você consideraria como sócio, portanto, mãos à obra e comece a pensar nas novas considerações para futuros processos seletivos.

Contato