Saindo do vermelho: dicas de como renegociar suas dívidas

Planejamento é a palavra de ordem; estabeleça uma escala de prioridades para começar a sair do vermelho desde já! Veja algumas dicas

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Não há como negar que, atualmente, chegar ao fim do mês e ainda estar com o saldo da conta positivo é quase impossível! Tudo é reajustado: contas de água, luz, telefone, escola das crianças, curso de inglês, supermercados, impostos, taxas. Enfim, apenas o seu salário permanece o mesmo.

Diante disso, muitas pessoas com problemas financeiros acabam recorrendo ao cartão de crédito e/ou cheque especial e, quando se dão conta, já estão atoladas em dívidas! Ainda mais dramática é a situação daqueles que levantam novos financiamentos para pagar dívidas correntes, ou seja, contratam empréstimos em financeiras ou bancos, para pagar a dívida do cartão ou do cheque especial.

A situação não é incomum, de forma que se você se identificou com a “crise” e está com sua conta totalmente no vermelho, pense que resolver a situação antes do fim de ano pode ser uma boa idéia.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Renegocie os débitos
Você pode não acreditar, mas como o número de inadimplentes é alto, muitas instituições (financeiras, bancos, operadoras de cartão, crediários) e lojas adotam medidas mais flexíveis de renegociação de dívidas, visto que as brigas na Justiça acabam saindo mais caro para ambas as partes. As ofertas variam muito, desde alongamento dos prazos, redução dos juros, anistia de multa, ou até mesmo a redução do saldo devedor. Portanto, para quem se encontra endividado, o momento não poderia ser melhor para tentar renegociar suas dívidas. Veja algumas dicas para se sair bem na hora da barganha:

“Limpando” o seu nome
Como você deve saber, as empresas podem protestar o seu nome em órgãos como a Serasa e SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) como forma de restringir as suas transações bancárias. Deste modo, assim que você formalizar um acordo com o seu credor, ou seja, negociar o pagamento de suas dívidas, você deve pedir para que ele tire o seu nome da lista de consumidores inadimplentes destes órgãos.

Finalmente, não se esqueça de que nunca devemos dar o passo maior que a perna, o que significa nunca gastar mais do que temos, por mais que isto seja muito tentador às vezes, tendo em vista a facilidade de créditos como cartão e cheque especial.

Continua depois da publicidade

Portanto, se você não pode pagar à vista, espere. Os juros não estão nada atrativos e qualquer adversidade financeira pode transformá-lo num endividado do dia para a noite. Porém, mesmo tendo um orçamento equilibrado e com uma vida financeira saudável, muitas vezes as dívidas batem à porta. E o melhor a fazer é estabelecer metas para não deixar o endividamento prejudicar ainda mais a sua vida!