PMI global composto sobe a 49,7 em setembro, segundo S&P Global e JP Morgan

Segundo o JP Morgan o PMI de setembro aponta para um quadro contido na atividade global, mas com mercado de trabalho resiliente.

Estadão Conteúdo

Publicidade

O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto global avançou de 49,3 em agosto a 49,7, informaram nesta quarta-feira, 5, a S&P Global e o JP Morgan. Apenas no setor de serviços, o PMI global foi de 49,3 em agosto a 50,0 em setembro.

Nessa pesquisa, 50,0 é justamente a marca que separa contração da expansão. O JP Morgan comenta no relatório do dado que o PMI de setembro aponta para um quadro contido na atividade global, mas com mercado de trabalho resiliente.

O banco considera ainda que os dados sobre preços mostram um “modesto relaxamento” na pressão inflacionária.

Continua depois da publicidade

Três dos seis subsetores cobertos registraram contrações – serviços ao consumidor, bens intermediários e bens de investimento – com os dois primeiros também apresentando taxas de queda mais acentuadas do que no mês anterior da pesquisa.

Segundo a pesquisa, a tendência de novos pedidos de exportação continuou sendo um obstáculo, diminuindo no ritmo mais acentuado desde junho de 2020. Os EUA, a Zona do Euro, o Japão, o Reino Unido e o Brasil estiveram entre as maiores economias que viram os novos negócios de exportação caírem.

Já o emprego global aumentou pelo vigésimo quinto mês consecutivo em setembro, com empregos adicionados nos setores de manufatura e serviços.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.