PMI de serviços do Japão avança para 52,2 em setembro, ante 49,5 em agosto

Segundo a S&P Global e o Jibun Bank, políticas mais flexíveis de combate à covid-19 ajudaram a aumentar os níveis de atividade em todo o país

Roberto de Lira

Movimentação de pessoas em Tóquio (Crédito: Shutterstock)

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O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) de serviços do Japão subiu para 52,2 em setembro, ante 49,5 em agosto, informaram nesta quarta-feira (5) a S&P Global e o Jibun Bank. Isso significa um retorno acima da marca de 50,0, que separa crescimento de contração.

O resultado sinaliza a expansão mais rápida na produção do setor de serviços desde junho. De acordo com as coletadas na pesquisa, políticas mais flexíveis de combate à covid-19 ajudaram a aumentar os níveis de atividade em todo o Japão.

“O nível de entrada de novos negócios aumentou em um ritmo relativamente sólido em setembro, em meio a relatos de recuperação das condições da demanda. Isso também aumentou pela primeira vez desde abril no período mais recente da pesquisa”, diz comunicado divulgado hoje

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Os níveis de emprego também aumentaram, embora apenas marginalmente, enquanto houve evidência de tensão na capacidade do setor de serviços, uma vez que os pedidos em atraso aumentaram em um ritmo mais rápido. Enquanto isso, as pressões de custo se intensificaram no mês, refletindo maiores despesas com serviços públicos, salários e matérias-primas.

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