PMI composto dos EUA avança a 49,5 em setembro; índice de serviços sobe a 49,3

Percepção dos negócios melhorou em relação a agosto, embora indicadores ainda estejam abaixo da marca de 50,0, em território de contração

Estadão Conteúdo

Publicidade

O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto dos Estados Unidos teve alta de 44,6 em agosto a 49,5 em setembro, na leitura final publicada nesta quarta-feira, 5, pela S&P Global. O PMI apenas da área de serviços cresceu de 43,7 em agosto a 49,3, um pouco acima da previsão de 49,2 dos analistas ouvidos pelo Wall Street Journal.

Os números, porém, continuam abaixo de 50, o que aponta para contração da atividade nessa pesquisa.

Segundo a S&P Global, os dados de setembro apontaram para a redução da atividade empresarial em quatro dos sete setores norte-americanos monitorados pelas pesquisas do PMI. Mas isso foi uma melhoria em relação a agosto, quando todos os setores tiveram contração.

Continua depois da publicidade

Os melhores desempenhos fora da Indústria, Bens de Consumo e Tecnologia. Por outro lado, setor financeiro foi de longe a categoria com desempenho mais fraco em setembro.

Sobre os serviços, o comentário dos pesquisadores é que empresas notaram que as melhores condições de demanda levaram a um declínio mais fraco. “As novas encomendas voltaram a crescer, com as vendas internas sustentando a recuperação”, diz a S&P Global.

Além disso, a expectativa de uma maior demanda dos clientes, a percepção de que o pico da inflação já passou e o investimento em novos produtos elevaram as expectativas dos negócios para o ano seguinte ao maior valor em quatro meses.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.