EUA: PMI de serviços calculado pelo ISM cai para 56,7 em setembro

Mesmo com ligeira retração ante agosto, setor está acima da marca de 50,0 há 28 meses; dado veio melhor que as estimativas

Roberto de Lira

Publicidade

O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) do setor de serviços dos Estados Unidos teve ligeiro recuo de 0,2 ponto porcentual entre os meses de agosto e setembro, caindo de 56,9 para 56,7, informou nesta quarta-feira (5) o Instituto para Gestão da Oferta (ISM, na sigla em inglês).

Mesmo com a pequena retração, a atividade de serviços está acima da marca de 50,0 – que indica setor aquecido – há 28 meses seguidos.

O dado ficou acima do previsto pelos analistas: o consenso Refinitiv era de 56,0.

Continua depois da publicidade

O Índice de Atividade Empresarial registrou 59,1 pontos, uma queda de 1,8 ponto em relação aos 60,9 pontos de agosto. O Índice de Novos Pedidos também recuou, de 61,8 pontos para 60,6 na mesma comparação.

Segundo o ISM, o Índice de Entregas de Fornecedores recuou para 53,9% (0,6 ponto abaixo dos 54,5% de um mês antes) e o Índice de Preços caiu pelo quinto mês consecutivo em setembro, 68,7% pontos. O Índice de Estoques se contraiu pelo quarto mês consecutivo e chegou a 44,1pontos.

Segundo Anthony Nieves, presidente do Comitê de Pesquisa de Serviços do ISM, 15 indústrias relataram crescimento no mês. “O setor de serviços teve uma ligeira retração no crescimento no mês de setembro devido a quedas na atividade de negócios e novas encomendas. O emprego melhorou e as entregas de fornecedores desaceleraram a um ritmo ligeiramente mais lento”, afirmou.

Ele destacou, que segundo respostas coletadas na pesquisa, houve melhorias em relação à eficiência da cadeia de suprimentos, capacidade operacional e disponibilidade de materiais. “No entanto, o desempenho permanece abaixo do ideal. O emprego continuou a melhorar apesar do mercado de trabalho restrito”, disse.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.