SÃO PAULO – Na última quinta-feira (3), líderes do G20 manifestaram apoio à criação de um novo organismo internacional voltado à proteção dos consumidores financeiros.
Em 2010, a CI (Consumers International) - federação que engloba entidades de defesa do consumidor em todo o mundo, entre elas o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) -, lançou uma campanha mundial solicitando que o G20 tomasse medidas urgentes para apoiar a defesa dos consumidores de serviços financeiros, incluindo a necessidade da criação de um novo organismo internacional para a proteção do consumidor do setor bancário e de crédito.
Dessa forma, a manifestação de apoio foi recebida positivamente pelas entidades de defesa do consumidor.
“A criação prevista de uma nova organização internacional que tenha mandato e recursos para apoiar o trabalho de proteção dos consumidores de serviços financeiros é extremamente importante para garantir a implementação dos princípios e das ações que significam efetiva proteção para os consumidores”, aponta a coordenadora executiva do Idec, Lisa Gunn.
Outras medidas
Além de manifestarem apoio à criação de uma nova entidade internacional, os líderes do G20 também se comprometeram em aplicar os princípios elaborados pela OCDE (Organização para Cooperação Econômica e Desenvolvimento) com relação à proteção dos consumidores do setor.
Neste caso, contudo, ressalta o Idec, vale lembrar que o relatório da OCDE deixa de fora aspectos importantes relacionados às medidas estruturais para a promoção de concorrência no setor.