Conteúdo oferecido por

Assessoria de investimentos para empresas: ex-bancário descobre novo mercado e cresce em ritmo acelerado

Bruno Andrietta funda Besser Partners, ganha prêmio e agora está com vagas abertas para crescer

Equipe InfoMoney

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Publicidade

A busca por investimentos fora dos grandes bancos ganhou força e tem crescido a taxas aceleradas na população brasileira, mas ainda existe um nicho pouco explorado pelo mercado: empresas que precisam gerenciar seus investimentos. É de olho nesse mercado bilionário que um ex-funcionário de banco migrou para esse setor e agora passa por crescimento acelerado – se você quer entender mais sobre como também fazer essa mudança na profissão, clique aqui. 

Bruno Andrietta começou a carreira em grandes bancos brasileiros em 1998. Em um período de 15 anos, passou pelas áreas comercial, de vendas e de produtos, mas sempre se manteve focado, de um modo ou de outro, na distribuição de produtos financeiros para pequenas e médias empresas. O problema é que cada vez mais foi se tornando difícil inovar no trabalho. “A consolidação do setor limitou muito a carreira de quem trabalha nos bancos, então tem havido uma frustração entre quem quer crescer e empreender dentro da própria instituição”, explica.

Em 2013, pediu demissão e foi experimentar a via empreendedora em algo totalmente diferente: assumiu a operação de bares e restaurantes, para em menos de dois anos descobrir que não era isso o que realmente buscava para sua carreira. “Eu queria voltar para o mercado financeiro, mas nesse retorno só tinha duas certezas: eu queria voltar e eu não queria trabalhar para os outros”, conta. Já pensando em empreender, a favor dele estava o fato de ter acumulado um amplo know-how e ter cultivado um forte networking com os clientes.

Cliente da XP Investimentos, Andrietta se deu conta de que o modelo de negócios da instituição poderia ser exatamente o que estava buscando. “Esse é o grande modelo para quem busca independência e ao mesmo tempo ter a segurança de uma grande marca e um grupo sólido apoiando”, diz. Ao entrar nesse modelo, o profissional tem acesso a toda a plataforma de produtos e treinamentos da XP, ficando responsável por captar clientes e oferecer o atendimento.

Escritório premiado

Foi com essa proposta que Andrietta fundou a Besser Partners, apostando em um modelo pioneiro no Brasil: assessoria de investimento para pequenas e médias empresas. “Existe muito espaço para crescer, até porque a economia brasileira ainda é muito grande e estamos em um mercado com pouquíssimos players”, destaca. Ainda que também atenda clientes pessoas físicas, o faturamento do segmento corporativo representa mais da metade do faturamento do escritório.

A ideia rendeu à Besser o prêmio de escritório revelação em 2016 na rede da XP Investimentos, a maior do Brasil em assessoria de investimentos. Nesses dois anos, o valor sob custódia do escritório soma R$ 250 milhões, contando com um time de aproximadamente 10 assessores. Com vagas abertas e uma nova estrutura para receber novos funcionários, o objetivo agora é triplicar de tamanho no próximo ano. Se você quiser saber como se tornar um assessor de investimentos credenciado à rede da XP, clique aqui.

O cliente corporativo tem necessidades bastante peculiares, porque lidam com volumes de dinheiro muito maiores do que um cliente pessoa física. Para o assessor, talvez o grande benefício seja o fato de que ao realizar a assessoria para as empresas, muitos dos diretores também acabam entrando como clientes pessoa física.

Ao olhar para trás, Andrietta mostra satisfação por ter migrado de carreira. “Para quem está em dúvida, digo que essa foi uma mudança positiva muito grande na minha vida, a relação com o trabalho está mudando, hoje em dia há uma busca muito maior por realização pessoal”, afirma. 

Saiba como se tornar um assessor de investimentos credenciado à rede da XP Investimentos.