Saiba como se proteger de eventuais oscilações de preço no Tesouro Direto

Tesouro Selic é o único título público disponível no mercado que não oferece risco de desvalorização

Equipe InfoMoney

Publicidade

O programa de compra e venda de títulos públicos do Tesouro Nacional, o Tesouro Direto, traz entre suas características o fato de possuir liquidez diária. Isso significa que é possível vender seus investimentos todos os dias, mas é preciso prestar atenção, porque os preços dos títulos públicos podem oscilar para cima ou para baixo, dependendo das condições de mercado no dia.

Para quem busca a liquidez diária, mas ao mesmo tempo quer se proteger das oscilações de preço, há um título público ideal para essa situação: o Tesouro Selic. A rentabilidade é totalmente atrelada ao retorno da taxa Selic, cuja meta é definida pelo Banco Central em reuniões que ocorrem aproximadamente a cada 45 dias e que hoje está em 9,25% ao ano. Essa estrutura garante que não haverá desvalorização do título público em caso de venda antecipada.

Quem está acostumado com o mercado financeiro entende que quanto menor o risco, geralmente menor é o rendimento. Esse também é o caso para o Tesouro Selic, e por isso esse ativo costuma ser indicado para investidores de perfil mais conservador. O Tesouro Selic com vencimento em 2021, por exemplo, apresenta ganhos acumulados de 6,92% neste ano, enquanto o Tesouro Prefixado para 2021 registra alta de 13,20%. O Tesouro IPCA para 2019 tem valorização de 9,21%.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Esses valores são válidos para quem optar pela venda antecipada – se o investidor carregar o título até o vencimento, sempre receberá o valor que foi acordado no momento da aquisição. As oscilações de preço acontecem sempre com mais força quando os títulos públicos forem prefixados ou apresentarem parcelas prefixadas, como é o caso dos títulos atrelados ao IPCA.

Para investir em Tesouro Direto sem taxa de administração, abra a sua conta na XP Investimentos.