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Com estrutura semelhante a de um Private Banking, assessoria de investimentos atrai profissionais da área

Escritórios se desenvolvem e ampliam estrutura para atendimento mais próximo a clientes de alta renda

De funcionário público no Banco do Brasil a empreendedor e sócio de um escritório de assessoria de investimentos com cerca de R$ 1 bilhão em investimentos sob custódia. A trajetória de Pier Mattei, sócio da Monte Bravo, tem se tornado uma história cada vez mais comum no mercado financeiro.

Com a evolução do próprio mercado financeiro e das instituições, os profissionais da área também têm ganhado novas alternativas de carreira. O segmento de Private Banking, destinado a clientes de alta renda – em geral, com investimentos superiores a R$ 1 milhão – é um dos que tem visto esse movimento de transição ganhar força recentemente. Segundo números da Anbima, a base de profissionais de atendimento diminuiu 4% no ano passado.

O sócio da Monte Bravo conta que desde o início do ano conseguiu recrutar mais três profissionais do segmento de Private Banking para atuar no escritório. “Essa migração é um movimento irreversível”, afirma Mattei. A profissão do assessor de investimentos é regulada pela CVM, de acordo com a Instrução nº 497, autorizando-o a prospectar e captar clientes e auxiliar na tomada de decisão ao prestar informações sobre as diferentes modalidades do mercado financeiro.

Os escritórios têm se destacado por oferecer grande variedade de produtos de investimento, e isso permite aos profissionais da área mais flexibilidade para trabalhar as melhores estratégias com os clientes. A estrutura da Monte Bravo está conectada à XP Investimentos, instituição financeira que tem a maior diversidade de produtos e marcas do mercado - para também se tornar um assessor credenciado à XP, clique aqui.

Sônia Silvério é um dos exemplos de profissionais que estão trocando o banco pelo escritório de investimentos. “Optei por mudar ao perceber o quanto esse modelo tem a agregar para o cliente, não só em relação à diversificação de produtos, mas também por melhorar a performance e descomplicar a vida bancária do cliente”, afirma. Ela acabou de sair de um grande banco, e agora está buscando a certificação da Ancord, necessária para atuar como assessora de investimentos. Após essa etapa, ela fará parte da equipe da Monte Bravo.

Mattei conta que quando começou a atuar na área, em 2008, essa foi uma transição bastante difícil, porque naquela época o foco ainda estava muito voltado para a renda variável. “Nunca quis ser um corretor de ações ou um operador de bolsa para o meu cliente, entendia que o meu papel ia muito além disso”, diz.

Por isso, estruturou a Monte Bravo em 2010, juntamente com o sócio Filipe Portela, que também vem do segmento bancário. A ideia era oferecer uma estrutura integrada, para atender o cliente em diversas áreas da vida financeira.

Nos primeiros anos, o escritório contava com um modelo conhecido como “dupla assessoria”, em que havia um profissional especializado em renda fixa e outro em renda variável à disposição de cada cliente. Isso mudou a partir de 2012, quando a Monte Bravo passou a trabalhar com os produtos da XP Investimentos. Foi a partir daí que o modo de operar se transformou e passou a se assemelhar mais a um Private Banking.

O escritório, agora, está montado com outras grandes vertentes de atuação. Além da renda fixa, há profissionais especializados em áreas como fundos de investimento nas mais diferentes categorias. “O nosso trabalho passou a ser não apenas ajudar a investir em ações, mas ajudar o cliente a gerenciar melhor o patrimônio, os investimentos e quaisquer outros objetivos financeiros que ele tiver.”

Para manter o foco do atendimento mais especializado, a Monte Bravo também aprofundou a segmentação, tendo como principal objetivo investidores com R$ 1 milhão ou mais. Até carteiras de R$ 300 mil, os clientes são atendidos pela Mesa Digital, e ganham um atendimento mais próximo a partir desse montante.

Presença no Sul e em São Paulo

Com escritórios em Porto Alegre, Caxias do Sul e Santa Maria, a equipe conta com 25 profissionais na região Sul. A Monte Bravo também dá os primeiros passos em Belo Horizonte, e no final de 2016 inaugurou a estrutura em São Paulo, onde há outros sete profissionais atuando. O escritório totaliza cerca de R$ 900 milhões sob custódia. “O momento é muito oportuno para a profissão, então quem chegar primeiro vai conseguir captar as melhores oportunidades, o mercado é muito grande e ainda inexplorado”, afirma.

A estratégia para atrair talentos passa por tornar a transição de carreira a mais tranquila possível. São oferecidos treinamentos internos da Monte Bravo e pela XP, e nos meses iniciais de trabalho um assessor mais experiente acompanha os novos profissionais nas visitas de prospecção. “Partindo do pressuposto de que é alguém da área fazendo essa transição, em 90 dias ele completa o programa e já tem condições de seguir caminhando sozinho”, afirma. “O movimento de desbancarização não se aplica somente ao cliente, também se aplica aos profissionais da área”, complementa Mattei.

Para se tornar um assessor de investimentos credenciado à XP Investimentos, clique aqui e saiba como fazer parte da maior rede do Brasil.

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