Conteúdo oferecido por

Como ganhar muito mais que a poupança com segurança

Conheça o comparador de renda fixa do InfoMoney e veja como ganhar mais com seus investimentos

Equipe InfoMoney

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Publicidade

Em 2015, a poupança teve seu pior desempenho desde 2002. O fraco rendimento que não conseguiu nem mesmo superar a inflação tem levado os brasileiros a procurar investimentos mais rentáveis. Em abril deste ano, as retiradas superaram os depósitos em R$ 8,24 bilhões, maior perda de recursos para o mês desde o início da série histórica, em 1995 (22 anos).

Milhares de investidores estão migrando para outros produtos, como os de Renda Fixa: Certificado de Depósitos Bancário (CDB), Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e Letras de Crédito do Agronegócio (LCA). Todos esses produtos são investimentos que contam com a garantia do Fundo Garantidor de Crédito (FGC) para investimentos de até R$ 250.000. Isso significa que o dinheiro do investidor está seguro, mesmo que o banco venha a falência e desde que respeite esse limite.

No caso dos CDBs, é possível encontrar alguns que pagam até 115% do CDI, que hoje está em 14,13% ao ano. Portanto, um ganho muito maior que o da poupança que atualmente rende em torno de 8% ao ano. A diferença é que os CDBs produtos são tributados pela tabela reversiva, com uma alíquota que varia de acordo com o prazo da aplicação: 22,5% do lucro para investimentos de até 180 dias; 20% para 181 a 360 dias; 17,5% para 361 a 720 dias e 15% para 721 dias ou mais. Mesmo com essa tributação, o CDB é um produto mais rentável e tão seguro quanto a poupança. 

A grande vantagem das LCI e LCA é que esses produtos são isentos de Imposto de Renda. É possível encontrar no mercado LCI e LCA que paga até 96% do CDI, a desvantagem é que esse produto não possui liquidez diária. Por isso, a dica é casar o prazo de vencimento do papel com a data em que o dinheiro será utilizado.

Para saber mais sobre as taxas de juros que você pode receber dos bancos para investimentos em CDB, LCI e LCA, clique aqui, conheça o nosso comparador de renda fixa e escolha a melhor aplicação para você.

Se você já é cliente da XP Investimentos, não perca a oportunidade de começar a investir agora mesmo. Caso ainda não seja, ABRA SUA CONTA AQUI